A Câmara Municipal de Araucária está dando exemplo nos últimos anos. Com um orçamento de dar inveja muitas casas legislativas do País a Câmara local vem economizando com cortes de viagens e diárias, prática que era comum no legislativo, cortes com materiais de expediente, cortes de horas extras e até folhas de pagamento. Com este “enxugamento”, só neste ano, a Câmara Municipal irá fechar com um saldo de mais de 14 milhões devolvidos aos cofres públicos.
Uma parte do dinheiro já foi repassada a prefeitura que destinou o dinheiro, mais de 3 milhões a reposição de inflação no vale alimentação de funcionários públicos, mais de 2 milhões a ação social e repasses livres e mais de 3 milhões e meio para o inicio de projetos de construção de CMEIS. Ainda para 2016, está previsto o repasse de pelo menos mais 4 milhões de reais que terão seu destino definido pela administração municipal. A prática de devolução de repasse aos cofres públicos é comum no legislativo , segundo informações levantadas pela redação, o valor devolvido ao Poder Executivo foi um dos maiores dos últimos anos. Em 2010, por exemplo, foram devolvidos R$ 3,545 milhões e em 2009 2,069 milhões e tem se intensificado nos últimos anos. Em 2015, mais de 8 milhões foram devolvidos os quais foram utilizados e distribuídos em várias áreas da cidade.
Nossa redação foi as ruas da cidade e conversou com moradores que aprovaram as medidas tomadas pela Câmara. “Que bom que estão devolvendo o dinheiro, assim teremos mais saúde e educação”, comenta dona Sebastiana de Lima, moradora da área rural da cidade. Obrigatoriamente, esses recursos não utilizados pela Câmara só retornariam aos cofres da Prefeitura no último dia útil do ano mas pelo tempo de crise e dificuldade financeira da prefeitura os valores foram adiantados pelo Presidente da Câmara. em comum acordo com todos vereadores.
Redação