Na próxima quinta-feira (03), às 9 horas no Parque Cachoeira, será realizada uma caminhada para alertar sobre a prevenção do câncer de intestino. Além disso, os participantes contarão com orientações sobre alimentação saudável e poderão adquirir alimentos sem agrotóxico. A lei nº 2.837/2015 instituiu o mês de dezembro como o Mês da Prevenção do Câncer de Intestino no município. A data entrou para o calendário oficial e deve a ser lembrada anualmente.
Além da participação da Secretaria de Saúde, o evento conta com apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Assistência Social, Agricultura e também da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).
A doença – O câncer do intestino é também chamado de câncer do cólon e do reto e é uma doença que pode ser prevenida com a retirada das lesões benignas que crescem na parede do intestino. Entre os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento deste tipo de câncer estão: o consumo excessivo de gorduras e de poucas fibras, o fumo, consumo frequente de bebida alcoólica, idade acima de 50 anos e histórico de lesões colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.
Já sobre os sintomas é possível destacar as mudanças no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), sangue nas fezes, vontade frequente de ir ao banheiro (com sensação de evacuação incompleta), dor ou desconforto abdominal (como gases ou cólicas), perda de peso sem razão aparente e cansaço, fraqueza e anemia. É preciso alertar que a doença em fase inicial não costuma apresentar sintomas. Daí a importância de realização de exames preventivos já que quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura. Hábitos saudáveis, como atividade física regular e alimentação saudável são apontados como fatos que ajudam a diminuir riscos de câncer de intestino.
Dúvidas? Procure a unidade de Saúde mais próxima de sua casa e receba todas as orientações sobre exames e outros encaminhamentos.
SMCS