Araucária

Caminhão-Palco Circula Brasil reúne cerca de mil pessoas em Araucária

Entre os dias 21 a 26 de outubro, o Caminhão-Palco Circula Brasil – projeto itinerante da Fundação CSN, – esteve em Araucária para acolher algumas apresentações de artistas locais. O caminhão chamou a atenção da comunidade e, com atividades em diversos pontos da cidade, reuniu cerca de 1000 pessoas durante os dias passados na cidade, de acordo com os organizadores do evento.

Com apresentações de dança, música, teatro, contação de história e outras atrações, mediadas por meio de uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e de Cultura e Turismo, o evento conseguiu ter um impacto bem positivo, avalia a coordenadora do Projeto Garoto Cidadão de Araucária, Lena Inocêncio.

“A percepção que ficou para nós do projeto é que esse foi mais um ato bem sucedido para contribuir com o fortalecimento da cultura local. Foi importante para o crescimento dos artistas e, mesmo nos dias de chuva, tivemos uma plateia significativa. Os educandos ficaram emocionados se apresentando na comunidade onde vivem e, principalmente, para os familiares deles”, relata Lena.

A peça que o Projeto Garoto Cidadão apresentou durante a passagem do caminhão-palco pela cidade foi “O tal Menino Narigudo”, uma narrativa que fala de anseios e desejos dos adolescentes. Os participantes do Garoto Cidadão também apresentaram-se com a orquestra do grupo e fizeram uma apresentação expressiva para o público presente.

Caminhão-palco

O Caminhão-Palco Circula Brasil passa por diversas cidades do país para acolher as manifestações culturais de produtores locais e também dos educandos do Projeto Garoto Cidadão – FCSN, como oficinas, contação de histórias, palestra e apresentações de teatro e música. No ano de 2014, o Circula Brasil percorreu 12 cidades, com mais de 69 sessões para mais de 18 mil espectadores. A iniciativa é patrocinada pela CSN e Scania Banco e apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Projeto Garoto Cidadão

Existente há sete anos no município de Araucária, o Garoto Cidadão atua em uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Fundação CSN. O projeto atende crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 6 a 16 anos, proporcionando atividades socioculturais no contra-turno escolar. Durante o tempo de permanência no projeto, os educandos têm aulas de música, teatro, dança, artes visuais, inclusão digital e desenvolvimento de habilidades e competências. Utiliza um modelo pedagógico diferenciado – com foco nas histórias de vidas dos educandos.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.