
Passado o carnaval, que acabou oficialmente nesta terça-feira (17), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta Quarta-Feira de Cinza (18) a Campanha da Fraternidade 2015, que este ano terá o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. 2015. A Arquidiocese de Curitiba reuniu a imprensa no início da manhã para falar sobre a campanha.
De acordo com o , em sua essência, a Igreja é, antes de tudo, uma comunidade com a missão de ir, sem medo, ao encontro dos excluídos e convidá-los para seguir o Jesus. “O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano é abrir as portas da igreja para todos os membros batizados para que possam servir aos mais pobres e carentes”, afirmou Dom Rafael Bienasrki, administrador da Arquidiocese de Curitiba.
Dom Rafael também explicou o cartaz da Campanha, que traz o Papa Francisco beijando os pés de um homem com a frase “Em vim para servir”. “Este quadro relembra a cerimônia da Santa Ceia em que Jesus beijou os pés de um homem, mostrando que a Igreja está aqui para servir a toda a sociedade”, completou.
A Igreja Católica explica que os 40 dias da quaresma são um tempo de reflexão, jejum, penitência, oração e conversão. É nesse período que os fiéis fazem caminhadas penitenciais, meditam sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e se inclinam a mudar sua vida.
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil sempre no período da quaresma. A cada ano, é escolhido um tema para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade brasileira.
A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN), em 1962. Sob o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento na época, foi feita uma campanha em âmbito nacional pela CNBB, na quaresma de 1964.
O Concílio Vaticano II foi uma reunião episcopal realizada de outubro de 1962 a outubro de 1965, em Roma. No encerramento, foi publicado um documento chamado Gaudium et Spes (A alegria e a esperança), que aborda a visão cristã sobre o mundo e o homem, sua dignidade, as relações sociais, o sentido do trabalho e da cultura e a participação da Igreja na sociedade. O cinquentenário deste documento motivou a escolha do tema da campanha para 2015.