Foi lançada nesta quarta-feira (10), também em Curitiba, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, que em 2016 alerta para a necessidade de saneamento básico em todo o Brasil. De acordo com mensagem do papa Francisco, o “acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”.
Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) mostram que, mesmo estando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico e o coordenador da Campanha em Curitiba, João Ferreira Santiago, destacou que a capital paranaense também precisa de cuidados.
“O IBGE coloca Curitiba entre as cidades com melhor saneamento do país, mas contraditoriamente a isso, temos o segundo rio mais poluído, que é o Iguaçu. Isso já mostra a importância do tema e estamos convidando todas as pessoas de bem a participarem da campanha”, disse em entrevista à Banda B.
A campanha vai alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a campanha também vai tratar do desenvolvimento, da saúde integral e da qualidade de vida aos cidadãos.
Dentro da programação da campanha, no próximo dia 15 haverá uma audiência pública no Congresso Nacional sobre o tema.
BandaB