A campanha nacional de vacinação contra a gripe está acontecendo este mês nas unidades básicas de saúde. Já foram vacinadas 8391 pessoas em Araucária, sendo que o grupo prioritário de vacinação do município é de 22 mil pessoas. Ou seja, apenas 38,13% desse público-alvo, e a meta do Ministério da Saúde é 80% dessas pessoas sejam vacinadas. Os trabalhadores da área da saúde e as gestantes estão com o menor índice de procura por enquanto, 23,45% e 32,19% respectivamente.
Quem ainda não se vacinou pode procurar as unidades básicas de saúde até o dia 22 de maio. O grupo prioritário da campanha inclui crianças (de seis meses e menores de cinco anos), gestantes, mulheres até 45 dias no pós-parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. Pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, com síndromes, etc) também podem ser vacinados, mas esse grupo não precisa atingir a meta de 80% de cobertura vacinal.
A Secretaria de Saúde lembra que em 2014, todos os grupos prioritários da campanha atingiram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde para Araucária, com exceção do grupo de gestantes que teve 78,3% de adesão.