
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) terá início na próxima segunda-feira (17) e se estende até 26/05. Durante a campanha, a vacina será oferecida em todos os Centros de Saúde (09 rurais e 12 urbanos) de Araucária, de segunda a sexta-feira, conforme horário de funcionamento de cada unidade de Saúde. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução de ocorrências e mortes por Influenza e proporcionar melhor qualidade de vida para a população-alvo da campanha.
A vacina é oferecida (conforme orientação do Ministério da Saúde): a idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde Pública ou Privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), professores na ativa da Rede Pública ou Privada de Educação (com declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas.
Metas – Em Araucária, conforme dados encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde, a meta de vacinação a ser atingida é 31.476 pessoas. Entre elas, 3.698 crianças entre 6 a 23 meses de idade, 5.488 crianças entre 2 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade; aproximadamente 1.849 gestantes, e 8.976 pessoas acima de 60 anos. Em 13 de maio (sábado) ocorrerá o dia de Mobilização Nacional, quando as unidades de saúde urbanas estarão abertas das 8h às 17 horas para a vacinação.
No período da campanha, o público-alvo também poderá dar início ou completar o esquema vacinal de outras vacinas. Entre elas estão: a vacina Dupla Bacteriana (que protege contra Tétano e Difteria), Febre Amarela. Importante destacar que a vacinação contra influenza não ocorrerá na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Infantil (PAI) no e Hospital Municipal de Araucária (HMA).
SMCS