
Araucária tem como meta castrar 3.200 animais, entre cães e gatos de pessoas com renda de até três salários mínimos e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura, por meio do Programa “Castração Solidária”, realizado pela Prefeitura. Mas apesar de todos os esforços, a equipe do programa tem enfrentado dificuldades porque muitos donos não estão aparecendo no dia e local agendados ou não estão seguindo as recomendações necessárias antes da cirurgia dos animais.
As cirurgias são contratadas pela Prefeitura e a equipe fica ociosa quando há muitas faltas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), na última ação de castração (realizada no Thomaz Coelho), dos 120 atendimentos agendados em um dos dias, cerca de 50 donos simplesmente não compareceram. O atendimento está ocorrendo de maneira mais comprometida quando se trata de animais de protetoras cadastradas.
Entre as dificuldades enfrentadas pela equipe técnica que realiza as castrações estão: moradores que gostariam que o animal fosse buscado e devolvido em casa (ação não prevista no programa), pessoas que erram a data agendada ou que não seguem as orientações sobre o jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia). Há também aqueles que alegam falta de tempo para acompanhar o animal no dia da cirurgia e para aguardar a liberação após a cirurgia bem como as orientações sobre a medicação fornecida gratuitamente. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas.
A próxima edição da Castração Solidária deve ocorrer no mês de junho no Parque Cachoeira para os animais cadastrados e selecionados pelo programa. A estimativa da SMMA é que ocorram cerca de 800 castrações ao longo de seis dias de atendimentos agendados.
Cadastro – Os moradores interessados em castrar seu cão ou gato precisam fazer o cadastro via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br – basta clicar no link de “Castração Solidária”). Serão atendidos um total de 600 cães machos e 1.600 fêmeas, além de 200 gatos machos e 800 fêmeas. Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade. A SMMA já havia informado que está oferecendo o suporte na sede da secretaria (Rua Ceará, nº 79 – Parque Cachoeira), das 8h30 às 11h30 para auxiliar as pessoas que não contam com acesso à internet para realizar o cadastro. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e fornecer e-mail e número de telefone para contato. Essa documentação é a mesma solicitada para quem faz a solicitação online de casa, por exemplo. A pessoa que consta no cadastro precisa estar no dia agendado para assinar a autorização.
É importante destacar que haverá avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura.
Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.
Inscrições: CLIQUE AQUI
Prefeitura de Araucária