
A Vigilância Epidemiológica em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Araucária publicou um boletim informativo falando sobre alguns cuidados que a população deve ter para se prevenir contra a raiva, doença que pode ser contraída principalmente através de contatos com morcegos. Apesar de a doença estar controlada no país, podem acontecer casos isolados da transmissão, já que alguns desses animais podem estar contaminados.
A principal recomendação é que não se toque no animal, pelo perigo de levar um arranhão ou uma mordida, contatos que possuem alto risco de infecção pelo vírus causador da doença. “Se o animal entrar na sua casa, deixe as janelas abertas para que ele saia sozinho. Não tente pegá-lo ou espantá-lo. Se entrar em contato direto com ele, procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento preventivo contra a doença”, elenca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Alexsandra Tomé.
A profissional complementa dizendo para ninguém matar esses mamíferos, pois são importantes para o equilíbrio da fauna e flora e executam papel importante no controle de insetos. Outro lembrete é que nem todos os morcegos estão contaminados pela doença, por isso não há motivo para pânico, apenas é recomendável que essas medidas profiláticas sejam adotadas. O boletim completo pode ser acessado pelo link.
CCZ
Solicita-se também que se for encontrado esse animal morto, que seja avisado o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para recolher o exemplar e fazer o exame da doença, para que, caso positivo, seja notificada a incidência, o que contribuirá para fazer o mapeamento de áreas de risco e sejam programadas ações pontuais quando necessário.
Recomenda-se ainda que não se deixe animais domésticos entrarem em contato com esse animal silvestre, pois também podem ser contaminados. Nesse sentido, é importante que a vacinação antirrábica dos animais de estimação esteja sempre em dia. A vacinação é anual e pode ser realizada gratuitamente para cães e gatos pelo CCZ. Os telefones do serviço são 3901-5286 / 3901-5078/ 3901-5282/ 3901-5296.
Sobre a raiva
É uma doença grave, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central, podendo trazer alterações de comportamento, paralisia e até morte. Pode ser transmitida por mamíferos contaminados, geralmente cães, gatos, morcegos, bois, cavalos e outros animais silvestres.