As chuvas de novembro enfim acabaram, mas isso porque começaram as de dezembro. Essa foi a ‘piada de tiozão’ mais feita nas redes sociais nos últimos dias e será da mesma forma no almoço do próximo domingo. Apesar de batida, ela resume bem o que deve acontecer no mês que começa nesta terça-feira (1). A previsão é de chuva acima da média e poucos episódios de Sol, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
Novembro teve apenas quatro dias do ‘astro rei’ dando as caras. Em dezembro a tendência é essa também, com a primeira semana já com previsão de chuva entre terça-feira e sábado. Para hoje, por exemplo, a temperatura deve varia entre 12°C e 20°C, média típica de inverno.
“O fenômeno El Niño segue atuando forte e será um mês chuvoso, bem com em todo o verão que vem pela frente”, descreveu à Banda B o meteorologista Lizando Jacobsen, do Simepar.
Embora a tendência seja de ‘dias cinzas’, Jacobsen afirmou que é cedo cravar se dezembro será como novembro. “Em outubro teve muita chuva, mas mais dias com Sol. Isso poderá acontecer em dezembro. O que se sabe é que deve chover acima da média”, explicou.
O período de chuva intensa só deve acabar em abril ou maio, com a chegada do inverno. Até lá a dica é não sair de casa sem um guarda-chuva.
BandaB