Um ciclone se aproxima da costa litorânea da Região Sul nos próximos dias. Os meteorologistas ainda não sabem se ele é extra ou subtropical. Segundo aviso do Epagri, instituto de tempo de Santa Catarina, trata-se de um ciclone extratropical e o alerta de tempo severo vale de segunda-feira até quinta-feira.
Ainda de acordo com o Epagri, o ciclone passará em alto-mar, a 900 quilômetros da costa. Os efeitos seriam chuvas de até 100 milímetros entre segunda a noite e quarta de madrugada, ventos médios de até 80 km/h entre terça a noite e quinta de madrugada, ressaca nas praias do litoral Sul entre terça e quinta-feira.
O Simepar também emitiu um alerta de tempestade o litoral de toda a Região Sul. “Agora o que pouco importa é o que este sistema meteorológico será… apenas uma baixa pressão ou um ciclone com características tropicais e/ou subtropicais. Isso pode ser definido posteriormente. O importante é que a previsão de sua formação/intensificação se dá em área muito próxima da costa litorânea da Região Sul; condição que requer um monitoramento constante nos próximos dias”, postou o meteorologista do Simepar, Lizandro Oliveira Jacóbsen . Segundo ele, se os prognósticos se confirmarem, existe o perigo de ocorrer bastante chuva, ventos fortes e ressaca entre as cidades e praias do litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul entre terça (10) e quarta-feira (11). No Paraná os impactos são mais preocupantes para a navegação, principalmente de pequeno porte e em alto-mar.
Para o Climatempo, trata-se de um ciclone subtropical que não deve entrar no Continente. Se for um ciclone, já tem nome: Cari – nome em Tupi Guarani. A Marinha do Brasil possui uma lista com nomes em ordem alfabética para batizar os sistemas tropicais e subtropicais que se formarem na área marítima do Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil).
Bem Paraná