Paraná

Cinco unidades de saúde de Curitiba abrem nesta sábado para vacinação contra febre amarela

Há dois meses Curitiba oferta uma opção extra para a população se vacinar contra a febre amarela, abrindo algumas das unidades de saúde aos sábados pela manhã. Neste sábado (6/4), cinco unidades de saúde estarão de portas abertas: Xapinhal (Vila Xapinhal), Vila Feliz (Novo Mundo), São José (CIC), Moradias da Ordem e Moradias Santa Rita (Tatuquara) “Com essa estratégia conseguimos ampliar significantemente a nossa cobertura contra a febre amarela. Desde que passou a fazer parte do esquema vacinal dos curitibanos, em julho do ano passado, tivemos grandes avanços”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira.

Antes, a recomendação era apenas para curitibanos que fossem viajar para as áreas consideradas de risco no Brasil ou para países que exigem comprovação dessa imunização.

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. A cobertura vacinal nessa população subiu de 21%, em julho de 2018, para 56%, neste ano.

Este ano já foram aplicadas 280.168 mil doses da vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde de Curitiba, superando as 243.932 aplicações em todo o ano de 2018.

A vacinação aos sábados pela manhã foi adotada no início de fevereiro, embora Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela. Desde a confirmação do primeiro caso da doença no Paraná, em 28 de janeiro, a procura pela vacina aumentou.

Além da oferta aos sábados, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde de Curitiba.

Indicação

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. A dose é contraindicada para crianças menores de 6 meses ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Em Curitiba, para gestantes e mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses, a orientação é vacinar apenas aquelas que frequentam ou moram em sítios ou áreas de matas, onde há o risco de contaminação. As mães que amamentam bebês maiores de seis meses podem se vacinar sem restrições.

Vacinação contra a febre amarela neste sábado (6/4)
8h às 12h – Unidade de Saúde Xapinhal (Rua Helbe de Macedo, s/n, Vila Xapinhal)
8h às 12h – Unidade de Saúde Moradias Santa Rita (Rua Adriana Zago Bueno, 743, Tatuquara)
8h às 12h – Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)
9h às 13h – Unidade de Saúde Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866 Novo Mundo)
8h às 12h – Unidade de Saúde São José (Rua Piraí do Sul, 280, CIC)

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.