Araucária

Clínica do Idoso promove atividades sobre Alzheimer e Dia do Idoso

A Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI) está promovendo uma série de atividades em menção ao “Setembro Lilás – mês de conscientização da doença de Alzheimer e também já preparando-se para o Dia do Idoso, celebrado dia 1° de outubro. As ações começaram dia 20 de setembro e encerram no dia 1 de outubro. Auriculoterapia, orientações com terapeuta ocupacional, alongamentos, distribuição de materiais informativos e atividades especiais constam na programação.

Os idosos em geral podem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde e os casos que demandem uma atenção especial são encaminhados para a Clínica do Idoso; por exemplo, quando há diagnóstico de fragilidade, esquecimento, atendimentos de fisioterapia pós-fratura e problemas de nutrição.

A Clínica do Idoso de Araucária conta com atendimento de geriatra, fisioterapia, enfermeiro, nutricionista, educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo e fonoaudiólogo. O médico geriatra atende o idoso avaliando as alterações naturais decorrentes do processo de envelhecimento e auxiliando no tratamento de doenças da terceira idade. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, um professor de educação física conduz atividades de fortalecimento muscular e prevenção de quedas, principalmente após realização de fisioterapia.

Sobre o Alzheimer
Quando os idosos são encaminhados para a geriatria na CSMI, é realizada uma avaliação de fragilidade com equipe multiprofissional (enfermeiro, terapeuta ocupacional e nutricionista) que aplica vários testes. Se for detectada alguma alteração na memória são realizados outros testes mais específicos com a psicóloga do serviço. Todos os testes aplicados e resultados de exames realizados auxiliam a geriatra no diagnóstico da doença de Alzheimer. Com a identificação da doença, um atendimento especializado é ofertado para esse público com os profissionais do serviço.

Grupo para parentes de pessoas com Alzheimer
Reuniões mensais têm como objetivo esclarecer dúvidas e orientar parentes de pessoas com Alzheimer a respeito dos cuidados relativos à doença. Não é necessário inscrição prévia para participar e devido a pandemia estão ocorrendo on-line. Os encontros contam com a presença de profissionais da Clínica da Mulher e do Idoso. Com o crescimento da população idosa em todo o mundo, o cuidado da saúde dos idosos deve ser cada vez mais reforçado. As recomendações vão da percepção de sintomas da doença e da mudança de comportamento, como reagir a cada mudança percebida e também ressaltar a importância do apoio familiar no tratamento do Alzheimer.

Contato 
Endereço – Rua Doutor Guilherme da Motta Correa, 55 – centro. Fica no Núcleo Integrado de Saúde (NIS)
Telefone: (41) 3614-1618

SCMS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.