Araucária

Codar orienta MEIs na declaração obrigatória anual de rendimentos

A Codar (Companhia de Desenvolvimento de Araucária) em parceria com o Sebrae disponibilizam a partir do dia 10 de janeiro o serviço gratuito de apoio ao Microempreendedor Individual na declaração anual de rendimentos. Os microempreendedores individuais (MEI) têm por obrigação até o dia 31 de maio apresentar a Declaração Anual Simplificada, que informa todos os rendimentos que obteve com a empresa ao longo do ano, receita bruta anual igual ou inferior a R$60 mil.

Não fazer a declaração anual até a data indicada implica multa. Além disso, não poderá mais gerar o DAS, documento que deve ser pago todos os meses pela MEI, ficando inadimplente com o Simples Nacional. Para completar, o MEI ainda estará sujeito ao bloqueio de eventuais benefícios previdenciários e não poderá obter certidão negativa de débito junto à Receita Federal, necessária para contratar um financiamento, por exemplo.

Conforme informações do Espaço do Empreendedor da Codar, a declaração é gratuita e não requer instalação de nenhum programa específico no computador. O primeiro passo será reunir os seguintes documentos: certificado de MEI, RG e CPF e relatório de faturamento bruto mensal anual da empresa.

Quem não tiver acesso a um computador poderá fazer a declaração pessoalmente, no Espaço do Empreendedor da Codar. A declaração tem caráter meramente informativo e o empreendedor não terá de pagar nenhuma taxa, caso esteja dentro do limite de faturamento para o MEI, que é de R$ 60 mil ao ano.

Dados:  Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), disponíveis no site www.empresometro.cnc.org.br, Araucária tem em funcionamento 11.511 empresas, dessas, 42% (4835) são microempreendedores individuais que ajudam a girar a economia local.

Serviço
O Espaço do Empreendedor da Codar fica na Rodovia do Xisto, 5815. Bairro Sabiá (antigo Senai). Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Fone: 3552-0377. Site: www.codararaucaria.com.br

Foto: Carlos Poly/SMCS.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.