AraucáriaColunas

Coluna Psicologia no Ar: DEMÊNCIA

Por Andressa Kasecker / Araucária no Ar

Acredito que todos nós já ouvimos falar sobre a demência, mas a maioria não sabe realmente o que significa e o que provoca, muitas vezes tal nome é utilizado como ofensa. Talvez entendendo um pouco melhor sobre ela, compreenderemos o sofrimento de quem convive com ela.

Existem vários tipos de demência, porém todas elas possuem sintomas  em comum. As mais conhecidas são em doenças como: Alzheimer, danos vasculares, Huntington, Parkinson, neurosífilis, e a causada pelo vírus do HIV.

A demência é uma condição em que ocorre a perda da função cerebral, é um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos, de memória, de raciocínio e afetando também ,a linguagem, o comportamento e a personalidade.

Elas podem ser reversíveis, como as causadas por tumores cerebrais, deficiência de B12, hidrocefalia e abuso crônico de alcool. E podem também não reversíveis, degenerativas, como exemplo temos o Alzheimer.

Muitas são os fatores que podem levar a demência, o risco aumenta consideravelmente após os 65 anos, o histórico familiar tem grande importância, o abuso de álcool, de drogas, entre outros.

Os sintomas são: perda de memória, dificuldade de comunicação, dificuldade para realizar tarefas complexas. Dificuldade de coordenação motora, desorientação, alterações drásticas de personalidade, comportamento inadequado, paranoia, alucinações.

Se você ou alguém próximo acredita possuir alguns desses sintomas, procure um médico para uma avaliação, lembrando que algumas condições que causam a demência são tratáveis, por isso a importância do diagnóstico.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.