AraucáriaColunas

Coluna Psicologia no Ar: Hiperatividade e TDAH

Por Andressa Kasecker – Araucária no Ar

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem como principais características: falta de persistência em atividades que requerem envolvimento cognitivo, tendência de mudar de uma atividade para outra sem completar nenhuma, atividade excessiva, desorganizada e mal controlada, imprudência, impulsividade e inquietação. Ele aparece normalmente nos primeiros cinco anos de vida. Por culpa das características anteriormente descritas são crianças que geralmente apresentam problemas disciplinares, de aprendizagem e muitas vezes dificuldade de relacionamentos.

Crianças hiperativas chamam muita atenção, desde muito pequenas, por terem um grau de atividade e agitação muito maior que o comum. Parecem também mais intensas emocionalmente, com reações mais fortes – perdem o controle mais facilmente, com mais intensidade, sendo bem mais difícil ajudá-las a se acalmar. 
Existem várias possíveis causas para este problema, fatores de risco possíveis são alterações de desenvolvimento (como paralisia cerebral, retardo, certas síndromes genéticas); problemas congênitos (durante a gestação) como pré-eclâmpsia, uso de álcool, fumo e drogas durante a gestação; além de problemas situacionais, como um contexto familiar conturbado, com brigas, agressões ou separação dos pais. 

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtornos acompanha o indivíduos na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

O tratamento de TDAH deve ser integrado de uma equipe multidisciplinar, envolvendo ações psicossociais e psicofarmacológicas, dependo da intensidade dos sintomas. A intervenção com os pais tem como finalidade capacitar aqueles que convivem diariamente com a criança para que sejam participantes ativos no processo.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.