Araucária

Com apoio da Prefeitura, equipe de instituto da UFPR inicia mapeamento ambiental no Parque Cachoeira

Ao longo desta quarta-feira (20), profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram no Parque Cachoeira onde iniciaram o trabalho de diagnóstico ambiental na unidade de conservação. Esta ação faz parte de um termo de cooperação entre a universidade e a Prefeitura e visa propor melhorias para a infraestrutura e para visitação não apenas no Parque Cachoeira mas em diversas unidades de conservação do município.

Os trabalhos de hoje tiveram três frentes de atuação. A primeira, foi uma equipe que percorreu o parque registrando informações sobre a infraestrutura geral do local, incluindo estruturas e sinalização. Outro grupo ficou responsável pela área de cartografia. O parque, assim como outras áreas de conservação, será mapeado com a utilização de drone. As imagens aéreas vão possibilitar aos técnicos estudar a cobertura vegetal, o relevo, a existência de fontes de água, a área pavimentada, entre outros fatores.

A terceira equipe ficou responsável por assuntos como a educação ambiental e também a qualidade da água e do ar nas unidades de conservação. Ela participou de uma reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e também visitou uma área de nascentes. Os profissionais do ITTI são de áreas de atuação variadas: são engenheiros civis, engenheiros cartógrafos, biólogos e engenheiros ambientais realizarão o mapeamento. Mas segundo o ITTI, dependendo das informações levantadas, há possibilidade de profissionais de outras áreas integrarem a equipe.

O município de Araucária conta com um “cinturão verde”, com áreas muito importantes para a preservação da biodiversidade local e da qualidade da água. Entre as principais estão a Reserva do Passaúna, o Refúgio do Bugio e o Parque Cachoeira.

 

Prefeitura de Araucária 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.