Pandemia

Com aumento de casos de Covid-19, Sesa reforça recomendação de uso de máscara no Paraná

Com o aumento no número de casos de covid-19 no Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) divulgou, na segunda-feira (21), uma nova resolução em que reforça a recomendação e importância do uso de máscaras de proteção facial para diminuir o contágio da doença. Além disso, destacou os dois tipos de caso em que o uso do dispositivo é obrigatório, que é para paciente positivado e aqueles que tenham contato com ele.

De acordo com o documento, é recomendado o uso de máscaras nos seguintes casos: Estabelecimentos de Assistência à Saúde; Pessoas com sintomas respiratórios gripais; Pessoas imunocomprometidas; Pessoas não vacinadas contra COVID-19 ou com esquema vacinal incompleto; Idosos, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades; Funcionários e visitantes, no acesso à Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); e Espaços (ou ambientes) fechados, de acesso coletivo, onde o
distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado.

Ainda, de acordo com o documento, assinado pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, é obrigatório o uso da máscara em duas situações. A primeira é para pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para COVID-19, sintomáticas ou assintomáticas, as quais devem igualmente cumprir com todas as demais medidas de controle da transmissão do vírus SARS-CoV-2 já preconizadas até o presente momento, assim como com os períodos indicados para quarentena e isolamento.

A segunda é para trabalhadores de Estabelecimentos de Assistência à Saúde ao adentrarem em ambientes destinados à assistência direta a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado para COVID-19, e sempre quando realizarem quaisquer atividades a menos de 01 (um) metro dos mesmos.

Sobre a recomendação da SESA, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) informou, por meio de nota, que não há alteração na recomendação anterior da pasta. “A Resolução Sesa nº 786/2022 não traz mudança de orientação em relação ao uso de máscaras no Paraná. A recomendação está vigente desde o fim da obrigatoriedade e os termos desse texto são iguais aos da Resolução Sesa nº 243/2022, do começo do ano. Houve apenas uma atualização formal no documento, o que dá origem ao novo número e a nova data”, diz a SMS, por meio de nota.

A Prefeitura de Curitiba ainda saliento que a ferramenta mais eficaz contra a disseminaço do vírus é a vacinação. “A maior ferramenta comprovada contra a disseminação do vírus é a vacinação. Há doses disponíveis para todas as idades do calendário vacinal em todos os municípios do Paraná”, concluiu o documento.

Nosso Dia

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.