
Em novo ato da série de mobilizações que pede mais segurança no transporte coletivo, motoristas e cobradores de ônibus realizaram uma caminhada na tarde desta quarta-feira (20), no Centro de Curitiba. A principal reivindicação da categoria é a instalação de câmeras de segurança com monitoramento online 24 horas, integradas aos órgãos de segurança pública. Alguns manifestantes carregaram caixões e cruzes com objetivo de simbolizar colegas já mortos pela violência e chamar a atenção para possíveis novas vítimas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc), Anderson Teixeira, os caixões servem para chamar a atenção e sensibilizar para que a população cobre mais segurança das autoridades. “Aqui temos comerciantes e trabalhadores, que são os usuários do transporte coletivo. Enquanto algumas linhas nunca passaram por um assalto, outras tiveram até quatro no mesmo dia e é isso que queremos mostrar”, disse.
O protesto saiu da Praça Rui Barbosa e seguiu até o Calçadão da XV de Novembro. Além do pedido de câmeras, a categoria quer uma Delegacia Especializada em Crimes no Transporte Coletivo e mais viaturas da Guarda Municipal dedicadas exclusivamente ao patrulhamento dos ônibus.
Sobre os novos passos da mobilização, Teixeira deixou claro que nenhuma paralisação está programada, mas que nesta quinta a categoria se reúne para avaliar tudo o que ocorreu até o momento. “Temos uma reunião sobre segurança com o comitê metropolitano e, em seguida, nos reunimos no sindicato para que possamos decidir novas medidas”, explicou.
Em nota, a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que conta com 500 câmeras de monitoramento em terminais do transporte coletivo e estações-tubo, conectadas 24 horas ao Centro de Controle de Operação (COC). “Além disso, os ônibus da frota das linhas urbanas contam com botão de pânico, o acionamento pode ser feito pelo motorista ou cobrador em caso de emergência. Quando acionado o sistema alerta o COC e também as empresas de ônibus. A Urbs está junto com a Comec na Comissão de Segurança e a Guarda Municipal criou a Patrulha do Transporte”, informou a administração municipal
BANDAB