Araucária

Com mais ônibus e por menor espera, Triar vai readequar linhas a partir de 04/02

A partir de 04 de fevereiro de 2019, a Superintendência de Transporte Coletivo implantará readequação em regiões por onde passam as linhas do Linhão 01, Linhão 02 e Fonte Nova/Shangri-lá (21), São Francisco (24) e Ipês/Jatobá (14). A frota ganhará reforço e o tempo de espera deve reduzir em grande parte dos casos. As melhorias ocorrerão nas regiões do Campina da Barra, Fonte Nova/Jardim Primavera, e Fazenda Velha. Outras regiões serão beneficiadas com ampliação da frota.

De acordo com a Superintendência de Transporte Coletivo, no Campina da Barra, o Linhão 01 terá o itinerário alterado e passará pelas ruas Lótus e Costa e Silva (ida e volta) e valorizará os locais onde há equipamentos públicos (escolas, CMEIs, CRAS, unidade de saúde). Ele vai suprir plenamente (junto com o Linhão 2) a demanda do Circular Santa Clara (28) que deixará de operar. Outra novidade é que o Linhão 01 voltará a passar pelo Terminal Central de Araucária. O Linhão 01 também já supre a demanda da linha Manoel Ribas, que deixará de existir. A linha Hortência (03) continua normalmente até o Terminal Angélica.

A Superintendência de Transporte Coletivo informou ainda que tanto o Linhão 01 quanto o 02 terão frota ampliada. O tempo de espera do ônibus nessas duas linhas deve cair de 1h para 35 minutos (horário normal). Aos fins de semana e feriados, quando essas linhas não funcionam, serão implantadas as linhas Lótus e Jardineira para atender aos moradores do Campina da Barra ao Terminal Central.

No Fonte Nova e no Jardim Primavera, assim como ocorre no Campina da Barra, a reorganização ocorrerá para otimizar a logística local, que hoje conta com linhas que fazem praticamente o mesmo trajeto (sobreposição de linhas). O Jardim Primavera (26), linha de baixo uso, deixará de circular e os usuários terão o transporte suprido por outras duas linhas: São Francisco (24) e Fonte Nova/Shangri-lá (21).

No Fazenda Velha, com pouco uso, o Circular Olímpico deixa de rodar e será plenamente suprido pelo Linhão 01 na região da Vila Nova. Nos fins de semana, essa região contará com a linha Circular CSU para suprir o Linhão 01 neste período. Já na região do Ciretran, os usuários do Circular Olímpico contarão com a linha Ipês/Jatobá (14), que já atende o local e terá poucas alterações de percurso. Outra novidade no Fazenda Velha é que o Linhão 02, que até então só atendia no início da Avenida Independência, agora passará pela via até a Avenida Nossa Senhora dos Remédios e segue sentido CSU para ir ao Terminal Angélica. A linha Califórnia/Ipês (33) deixará de circular domingos e feriados pela baixa demanda.

A reorganização nessas regiões é mais uma etapa na sequência de melhorias realizadas no transporte coletivo local (Triar). Não custa lembrar que Araucária reduziu a tarifa do Triar para R$ 2,90 (antes, R$ 4,25), implantou a tarifa domingueira para todos os moradores (passagem grátis com uso do cartão Triar), oferece o sinal grátis de internet em toda a frota e garantiu a gratuidade no transporte coletivo todos os alunos de escolas públicas do município e para pais/responsáveis que levam alunos (até 12 anos) para as aulas.

Prefeitura de Araucária- 17/01/2019

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.