
A pequena Giovana Pereira do Nascimento de 6 aninhos chegou cedo à Unidade Básica de Saúde do CSU nesta quarta-feira (19) para realizar um dos sonhos da sua mãe Adriana: fazer a vacina contra a covid-19. “Eu estava ansiosa por esse momento. Todos de casa já se vacinaram, só faltava ela. Estou muito feliz. Eu confio na vacina”, declara Adriana Pereira.
Assim como a Giovana, diversas outras crianças já garantiram a imunização neste primeiro dia de aplicação da vacina pediátrica no município. Neste primeiro momento a vacina está sendo aplicada em crianças que tenham entre 5 e 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades e crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19. Crianças sem comorbidades serão convocadas em ordem decrescente de idade, ou seja, do mais velho para o mais novo, conforme recebimento de doses.
A vacinação deste público está centralizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do CSU e o horário de funcionamento será das 08h30 às 16h de segunda a sexta-feira (sempre que houver disponibilidade de doses). Para organizar o fluxo estão sendo distribuídas 300 senhas por dia.
Documentação
É necessário levar os documentos pessoais da criança, caderneta de vacinação e ir acompanhado de um responsável. Se o acompanhante não for o pai ou a mãe ou o responsável legal é necessário apresentar uma carta de autorização preenchida e assinada pelos pais. Essa carta está disponível no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI). Além disso, é necessário levar a declaração de comorbidades. Basta solicitar na Unidade Básica de Saúde em que a criança é atendida. Essa declaração também pode ser fornecida por um médico particular. O modelo da carta de declaração também está disponível no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI).
SCMS Araucária