
A noite de sexta-feira (07) foi especial para centenas de pessoas que foram à Praça da Bíblia, acompanhar o concerto com o pianista Arthur Moreira Lima e seu projeto “Um Piano pela Estrada”. O concerto em Araucária, realizado sobre a carroceria de um caminhão que se transforma em palco, foi o de número 527 e Moreira Lima relatou que viajar com esse projeto talvez seja a maior experiência da vida dele, que já morou e tocou no exterior.
O evento, patrocinado pela Ultragaz e com o apoio da Prefeitura, contou com repertório de Bach, Bethoven, Chopin e Mozart, mas também de brasileiros como Pixinguinha, Villa-Lobos e Luiz Gonzaga. A plateia ficou atenta e silenciosa para ouvir cada composição ao som do piano.
Entre os presentes ao concerto, havia gente de fora de Araucária que fez de tudo para não perder a apresentação. É o caso da família Vieira, que mora em São José dos Pinhais. O pai Oswaldo, a mãe Vera e a filha Camilla não pensaram duas vezes para ver de perto o pianista. “Hoje saí do serviço às duas da tarde só para poder garantir que chegaria a tempo para a apresentação”, contou Oswaldo emocionado ao fim do concerto. Técnico de segurança durante a semana e pianista na igreja aos fins de semana, ele ensinou a filha a tocar piano e também a admirar Arthur Moreira Lima.
Projeto – O projeto “Um Piano pela Estrada” tem como finalidade promover uma inclusão social e musical. “No momento em que, dentro de um mundo globalizado, tentamos fortalecer nossa identidade, imprescindível para a dignidade de uma nação, o projeto ‘Um Piano pela Estrada’ leva música, universal e brasileira, a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de manifestação”, afirmou Moreira Lima.
Em Araucária, o pianista não poupou elogios ao Coral Municipal que fez uma bela apresentação no início da noite. “A formação de corais é uma das coisas mais importantes para a cultura musical”, declarou, ressaltando que a “voz é um instrumento gratuito”.
Reconhecido como um grande intérprete de repertório romântico, Arthur Moreira Lima exibe seu talento no piano desde os 6 anos de idade, sendo que aos 9 já tocava um concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
SMCS – Foto Carlos Poly