Paraná

Concessionárias de pedágio serão obrigadas a resgatar animais acidentados nas rodovias

O governador Ratinho Junior sancionou lei estadual que obriga as concessionárias de pedágio a fazer o resgate e a assistência veterinária de emergência de animais acidentados nas estradas do Paraná. Com a sanção realizada na última terça-feira (24), as concessionárias possuem seis meses para se adequar antes que a lei passe a vigorar.

De acordo com o texto, o atendimento a animais domésticos e silvestres deverá ser feito por médicos veterinários devidamente inscritos no conselho regional da categoria e poderá ser realizado por funcionários próprios das empresas concessionárias ou por meio de convênios com organizações não governamentais e associações de proteção aos animais.

A nova lei foi idealizada pelo deputado Delegado Francischini (PSL). O texto prevê ainda que as empresas deverão adotar medidas redutoras do número de acidentes com animais como a criação de cadastro público de acidentes desta categoria; fiscalização e monitoramento dos trechos com maior incidência de atropelamento de animais; implantação de medidas que auxiliem a fauna silvestre a realizar a travessia nas estradas; e a promoção da educação ambiental por meio de campanhas de conscientização.

O descumprimento da lei estará sujeito à multa.

 

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.