
Araucária realizou na quinta-feira (02) a IV Conferência da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Centro de Convivência Dr. Ulysses Guimarães e contou com mais de cem participantes, dentre representantes da terceira idade, vereadores, conselheiros municipais e profissionais da Prefeitura.
Foram quatro eixos discutidos: gestão social, financiamento social, participação social e direitos humanos. Além das discussões para orientar as políticas públicas da área, os participantes do Centro de Convivência fizeram uma apresentação de dança. A secretária de Assistência Social de Araucária, Ivana Chemello Opis, agradeceu a presença do público e comentou sobre a importância dessa participação.
“Aqui vocês podem decidir o que pretendem para o futuro de vocês, para garantirem principalmente qualidade de vida. Não tem a ver apenas com ir no médico, também está relacionado com ter espaços garantidos para desenvolver tarefas para trabalhar questões da pessoa, exercitar o corpo, participar de jogos, pintar, fazer crochê. E é através das reivindicações de vocês que isso vai acontecer”, explana Ivana.
O presidente do conselho, Juan Furtado de Lacerda, também abordou a amplitude desse movimento. “Estamos aqui para traçar metas para defender nossos direitos, hoje é dia de reivindicar, mas também não podemos ser ingratos, precisamos reconhecer tudo o que nos tem sido ofertado. O prefeito disse que jamais deixaria faltar algo para o nosso Centro de Convivência e está cumprindo, mesmo nessa época de vacas magras, ele está fazendo o possível”, diz.
Por meio do advogado Edson Luiz Ferreira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi representada no evento. “É tão bonito ver vocês aqui preocupados com o exercício da cidadania. Cerca de 11% da população do Paraná é idosa, aqui em Araucária são mais de 14 mil idosos. A cidadania não é apenas exercida na época de eleição, é algo muito mais amplo”, finaliza.
SMCS Foto Carlos Poly