As Conferências Livres, que discutem assuntos a serem abordados na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, já estão acontecendo nos Adolescentros de Araucária. Nessas conferências, crianças e adolescentes de cada unidade estão apresentando propostas que contribuam para colocar em prática mais políticas públicas voltadas para o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Espaço Menina e o Adolescentro Industrial já reuniram participantes para esses encontros. Na quarta-feira (10), o grupo do período da manhã do Adolescentro Industrial debateu sobre o “Direito à profissionalização e à proteção no trabalho”. A coordenadora do Adolescentro, Edicleia Piska, explica que só no Adolescentro Industrial são 200 adolescentes que estão discutindo o tema, mas serão 20 os representantes do local na Conferência Municipal.
Vitor Dias Barreto, 16 anos, é um dos adolescentes envolvidos nas discussões sobre os eixos que serão discutidos na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Nós sabemos o que passamos, o que queremos e o que precisamos”, disse o adolescente sobre as propostas que estão apontando em grupo. O jovem lembra que as discussões e as propostas têm importância para eles, mas também para as futuras gerações.
Mais Conferências Livres
10/06 – no COMSE – Período da noite
11/06 – no Adolescentro Industrial – 9h e 14 h
12/06 – na Escola Municipal Jucelino Kubitcheski – 10h
12/06 – no Instituto Schnnor -14 h
18/06 – nos Adolescentros Costeira e Tupy – 14h
Assuntos das conferências livres
I – Eixo I: Direito à Vida e à Saúde;
II – Eixo II: Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade;
III – Eixo III: Direito a Convivência Familiar e Comunitária;
IV – Eixo IV: Direito a Educação, a Cultura, ao Esporte e ao Lazer;
V – Eixo V: Direito a Profissionalização e Proteção no Trabalho;
VI – Eixo VI: Fortalecimento da Estruturas do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
SMCS/ Foto Carlos Poly