Araucária

Confira como foi o Concerto Comemorativo do Coral Municipal de Araucária

O Coral Municipal de Araucária apresentou no sábado (11) um concerto comemorativo celebrando 10 anos de existência, no Teatro da Praça, sob regência de Cris Beckhauser. Atraindo um bom público, o programa de 10 músicas cantadas por todo coro teve com uma seleção de músicas sul-americanas de compositores do Brasil, Argentina e Uruguai, além de outras músicas que fazem parte da história do repertório do coral. Para esta ocasião especial, músicos convidados participaram do evento.

Artur Costa, que já fez parte do coral, anunciou e explicou cada música apresentada. Na abertura, acolhendo o público que entrava na plateia, houve a apresentação do músico Anízio Benoski, cantando e tocando temas de músicas gaúchas e ucranianas no acordeon, acompanhado por Hélio Martins, na bateria.

Na sequência houve mais duas músicas de abertura, a primeira foi um dueto apresentado por Patricia Beron e Hugo Beron acompanhados por Cris Beckhauser no teclado da música “Alguém Cantando”, na versão da cantora argentina Mercedes Sosa, que gravou esta canção com seu filho e netos em espanhol e em português. O coralista Hugo Beron tem nacionalidade uruguaia e cantou a parte em espanhol desta versão da música. A canção a seguir foi “Sangue Latino”, apresentada por Camylla dos Santos, Arnaldo Oliveira Filho e Mohan Kohler, os três integrantes que participam desde o início da formação do Coral Municipal em 2013. No acompanhamento desta música houve a participação da convidada Larissa Lhorente no baixo, Cris Beckhauser no teclado, Cristhian Oliveira no violão e Samia Bueno na bateria.

Com a entrada do coral no primeiro ato, foram apresentadas o repertório de música em espanhol. Primeiramente duas partes da “Misa Criolla”, do compositor argentino Ariel Ramirez: “Kyrie” no estilo musical vidala-baguala, com solo de Júni Bochne e acompanhamento de Camylla dos Santos ao piano, Arnaldo Oliveira e José Bueno na percussão; e “Gloria” no estilo musical carnavalito-yarave”, com solo de Douglas Silva, acompanhado por Ezequiel Maia na viola, Samia Bueno no ukulele, Arnaldo Oliveira, Camylla dos Santos e José Bueno na percussão.

A terceira música apresentada foi “Al Otro Lado del Rio”, do compositor uruguaio Jorge Dexler, com arranjo de Mara Campos, solo de Cristhian Oliveira e Hugo Beron e acompanhamento instrumental de Patrícia Kohiyama no piano,  Hélio Martins no violão e Camylla dos Santos na percussão. Esta música teve estreia no repertório do coral em 2016. Na sequência, após o término do primeiro ato, foi apresentado um solo por Júni Bochne da música “Youkali”, um tango-habanera do compositor Kurt Weil com letra de Roger Fernay e adaptação de Júni Bochne, acompanhado por Cris Beckhauser no teclado e Arnaldo Oliveira na percussão.

O início do segundo ato começou com um solo de flauta e voz de Isaías Martins Jr. seguido pela entrada do coral na canção “Basquadé Inchalá”, do compositor peruano radicado no Uruguai Alejandro Vargas. Esta música foi escrita no idioma da Nação Charrúa, povo originário da região dos pampas (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul). A tradução para o título da música é “Levanta-te irmão”. Seguindo o cronograma veio “Da Pacem Domine”, do compositor Melchior Franck, com arranjo de Mary Goetze. Esta música foi estreada em 2018 no repertório do coral. A canção teve acompanhamento instrumental de Patrícia Kohiyama e Hélio Martins no piano e violão, que seguiram tocando até o final do concerto.

E, por fim, houve a execução do repertório brasileiro que foi apresentado no II Festival Internacional de Coros de Cascavel (Corosfest) – repertório que trouxe um troféu para a cidade de Araucária. A apresentação dessas músicas no Teatro da Praça, teve a participação de integrantes da Banda de Percussão do Szymansky, acompanhados pelo professor da banda Lucas Elismar, nas seguintes músicas: “Anunciação” (composição de Alceu Valença, com arranjo de Antônio Melo e adaptação de Cris Beckhauser), estreada pelo Coral em 2019 e “Baião” (composição de Luiz Gonzaga, arranjo de Alexandre Zilahi e adaptação de Cris Beckhauser), estreada pelo coral em 2022. Para a música “Alguém Cantando” (composição de Caetano Veloso e arranjo de Joubert Guimarães), canção estreada pelo coral também em 2022, o convidado especial foi o baterista Júlio Fortunato. Para finalizar, as músicas “Berimbau” (composição de Baden Powell e Vinícius de Moraes, com arranjo de Arlindo Teixeira), que foi estreada pelo coral em 2017, e Vilarejo (composição de Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, com arranjo de Geferson Fell), música apresentada no Corosfest.

Confira todas as fotos do evento pelo link: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=araucariaoficial&set=a.670658588508107

.

#PraTodosVerem: A imagem relacionada a esta notícia mostra os coralistas reunidos em cima do palco do Teatro da Praça.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.