
A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) divulgou o Boletim Epidemiológico Especial nº 20 com dados sobre notificações, casos suspeitos e positivos relacionados à Covid-19 em moradores do município. Os dados utilizados estão no sistema ‘Notifica Covid-19’ e são referentes à situação registrada até a manhã de 01 de outubro: um total de 12.319 casos suspeitos de Covid-19 em moradores de Araucária; desses, 4.128 testes deram resultado positivo (incluindo 64 óbitos). O boletim especial mostra que 79,9% dos casos positivos em moradores do município diz respeito a pessoas entre 20 e 60 anos.
Este boletim também apresenta informações sobre a distribuição de casos ao longo das semanas epidemiológicas e a distribuição dos casos positivos por sexo e faixa etária. É possível também ver a incidência de casos positivos por faixa etária e da incidência de casos e óbitos por bairro de residência. Ao final do documento é possível conferir gráficos sobre a ocorrência de casos positivos ao longo do curso da epidemia em diversas localidades.
POR BAIRROS – A relação de casos positivos está disponível por bairro onde a pessoa mora. É importante lembrar que o bairro onde a pessoa mora pode não ser o local onde ocorreu a infecção. Os números apresentados neste boletim diferenciam os testes RT-PCR dos testes imunológicos. O teste chamado de RT-PCR é aquele voltado para pessoas que apresentam sintomas que podem ser em decorrência da Covid-19. Atualmente, o RT-PCR é indicado para as pessoas até o 7º dia do início dos sintomas. Este tipo de teste investiga a presença do vírus no organismo.
Já o teste imunológico (sorológico), que investiga a ocorrência de anticorpos relacionados à infecção por Covid-19 (recente ou antiga), pode ser utilizado para apoio no diagnóstico de casos de pessoas com sintomas (a partir do 8º dia do início dos sintomas) e também em pesquisas de saúde para investigar a prevalência da Covid-19 em determinadas situações ou públicos.
A seguir, a relação de casos positivos por localidades:
Barigui (15 por RT-PCR e 0 por sorológico)
Boqueirão (91 por RT-PCR e 28 por sorológico)
Cachoeira (152 por RT-PCR e 33 por sorológico)
Campina da Barra (442 por RT-PCR e 71 por sorológico)
Capela Velha (842 por RT-PCR e 132 por sorológico)
Centro (160 por RT-PCR e 34* por sorológico)
Chapada (13 por RT-PCR e 02 por sorológico)
Costeira (389 por RT-PCR e 94 por sorológico)
Estação (134 por RT-PCR e 30 por sorológico)
Fazenda Velha (158 por RT-PCR e 54 por sorológico)
Iguacu (385 por RT-PCR e 67 por sorológico)
Passaúna (123 por RT-PCR e 19 por sorológico)
Porto das Laranjeiras (73 por RT-PCR e 27 por sorológico)
Sabiá (58 por RT-PCR e 16 por sorológico)
São Miguel (07 por RT-PCR e 02 por sorológico)
Thomaz Coelho (115 por RT-PCR e 12 por sorológico)
Tindiquera (71 por RT-PCR e 22 por sorológico)
Vila Nova (13 por RT-PCR e 04 por sorológico)
Área rural (182 por RT-PCR e 16 por sorológico)
Bairro não informado** (14 por RT-PCR e 24 por sorológico).
Em outros 05 casos o resultado positivo foi definido por exame clínico epidemiológico; todos moradores do Bairro Cachoeira.
Confira todas as informações do Boletim Especial nº 20 no link a seguir: Boletim Epidemiológico Especial – 20/2020
* No boletim no boletim anterior este número era maior, mas esse dado foi revisto.
** Situações em que não foi registrado o campo na notificação ou que pode ter ocorrido, por exemplo, erro de transcrição. Essas situações são verificadas e podem ser corrigidas.
SMCS Araucária