Araucária

Conheça e vote para escolher os novos conselheiros tutelares de Araucária-PR

Conheça e vote para escolher os novos conselheiros tutelares de Araucária-PR

No dia 01 de outubro, os eleitores de Araucária terão a oportunidade de votar para a eleição de 5 novos conselheiros tutelares da cidade, bem como seus suplentes. Com isso, o município passará a contar com um 2º Conselho Tutelar. A eleição será das 8h às 17 horas na Escola Municipal Ibraim Antônio Mansur. A participação dos eleitores é facultativa, mas é muito importante para ajudar na proteção dos direitos de crianças e adolescentes do município.

Treze candidatos concorrem a cinco vagas. Para votar é necessário apresentar o título eleitoral e um documento com foto. No local de votação, os eleitores receberão uma cédula com os nomes e números dos candidatos e terão que assinalar apenas uma opção. A escola Ibraim fica à Avenida Nossa Senhora dos Remédios nº1.360, ao lado do CSU.

A campanha eleitoral dos candidatos ocorre até o dia 29 de setembro. Os 05 candidatos eleitos como titulares e os 05 primeiros suplentes deverão participar de curso de formação a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os conselheiros titulares eleitos tomam posse no dia 23 de outubro de 2017, às 14 horas, em solenidade no Anfiteatro da Prefeitura.

Confira o número de votação, nome completo e o “nome de campanha” de cada um dos 13 candidatos:

01 – Cacilda Aparecida Nalim da Silva – “Cacilda”: Professora de Educação Física e professora há mais de 10 anos na Educação Especial. Mora há 36 anos em Araucária. Casada e mãe de 2 filhos.
02 – Cleusa Soczek – “Cleusa Soczek”: Assistente social desde 2003. Trabalhou na Prefeitura entre 2013 e 2016 com a Casa de Acolhimento, Projeto Vida e também APMI. De 2013 a 2016 foi conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Foi coordenadora artística do Grupo Folclórico Wesoly Dom durante 10 anos consecutivos.
03 – Daniella Cristina Amaral Dos Reis – “Daniela Amaral”: Casada, mãe, professora e catequista. Natural de Jandaia do Sul, veio para Araucária em 2001 onde tem se dedicado à educação, principalmente a educação religiosa de crianças e adolescentes.
04 – Flávio Rosa do Prado – “Flávio Prado”: Natural de Araucária, atuou na Igreja Católica desde adolescente. Foi ouvidor da Guarda Municipal em 2009, conselheiro tutelar de 2010 a 2013 e há 4 anos é gerente de vendas em uma loja de departamentos.
05 – Gabriela Francisco Matias – “Gabi”: Moradora de Araucária há 26 anos. Educadora social com formação em Pedagogia.
06 – Ivo Santos Mendes – “Ivo Mendes”: Técnico em Segurança no Trabalho. Casado e pai de 2 filhos. Mora há 27 anos em Araucária.
07 – Jeferson Felipe Ohpis –  “Jeferson Ohpis”: Casado e pai de um filho. Atualmente é suplente do Conselho Tutelar; instituição que já trabalhou por 1 ano e 1 mês.
08 – Josiney Tavares da Silva – “Josiney Tavares”: Morador da região do Capela Velha, motorista de ônibus e coordenador de projeto social com crianças e adolescentes. Já foi presidente de associação de moradores.
09 – Juliane Roberta Mendes – “Juliane Mendes (Ju)”: Reside em Araucária há 24 anos. Formada em Pedagogia. Atuou 10 anos na área de saúde (conhecendo a realidade das famílias) e dois anos na área da educação (como professora). Há 14 anos realiza trabalho voluntário com crianças e adolescentes na Igreja.
10 – Marcos Cesar de Aquino Teixeira – “Marcos Teixeira”: Casado, pai de 3 filhos, pastor da Igreja Assembleia de Deus Evangelho para as Nações. Atua na área eclesiástica há 18 anos e há 3 anos na educação infantil. Graduado em Pedagogia Cristã.
11 – Rosilani de Fátima Vieira da Silva – “Rosilani da Silva”: Moradora de Araucária há 48 anos, casada e com 3 filhos. Trabalha há 18 anos na Saúde; atualmente como agente de saúde na unidade do Santa Mônica.
12 – Sandro Rodrigo Talamini Penkal – “Sandro Penkal”: Professor voluntário de Taekwondo e informática para crianças e adolescentes em situação de risco. Professor do curso  Técnico em Administração e Informática no Colégio Estadual Prof. Júlio Szymanski. Envolvido com atividades comunitárias junto à comunidade local.
13 – Vanessa Cristina Kaminski Kasecker – “Vanessa”: Casada. Bacharel em Direito. Trabalhou como professora na Apae de Paranaguá e também na Assistência Judiciária no Município de Araucária.


Proteção – O Conselho Tutelar pode (e deve) ser acionado por qualquer pessoa sempre que seja constatado abuso ou situações de risco para crianças e adolescentes. O 1º Conselho Tutelar de Araucária está à rua Joaquina Tonchak, nº 880, no Porto das Laranjeiras. O contato pode ser feito pelos telefones (41)3901-5365 ou 08006455332 e há também o celular do plantão: (41)99922-1343.

A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, conforme determina o artigo 37 da Constituição Federal. Os conselheiros têm carga horária de 40 horas semanais, acrescida dos períodos de sobreaviso. Todo o processo de seleção dos novos conselheiros de Araucária é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da Comarca.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.