Menos de um dia após o anúncio de que passagem de ônibus deve sofrer reajuste a partir do mês de fevereiro, internautas de Curitiba organizam um evento para protestar contra o provável aumento. Denominado “Se a passagem aumentar, a cidade vai parar!”, o evento já conta com quase sete mil internautas confirmados e outros 27 mil convidados.
Segundo o anúncio do prefeito Gustavo Fruet, a Urbs e a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) vêm estudando medidas a partir do rombo que o sistema enfrenta no atual momento e as tarifas podem ser diferenciadas na capital e demais cidades da rede. “Hoje a tarifa técnica pode ficar entre R$ 3,60 e R$ 3,80, então estamos verificando o que é melhor para a população de Curitiba. Como o Governo do Estado alega não ter condições para cobrir a diferença, então podemos sim ter de duas a três tarifas na região”, afirmou. A tarifa técnica não necessariamente significa que este seria o valor repassado ao usuário.
De acordo com a descrição do evento, a quantia é “absurda” considerando os altos impostos que pagamos e o próprio valor da tarifa, que é o suficiente pra pagar todos os gastos. “Motoristas e cobradores com salários atrasados, greve que prejudicou todos os trabalhadores e agora o aumento da passagem. Chega de palhaçada, vamos às ruas protestar”, diz a descrição.
O evento está marcado para a próxima segunda-feira, dia 2. O local deve ser definido em reunião da Frente de Luta pelo Transporte amanhã, na Praça Santos Andrade.