Um grito preso na garganta nos últimos cinco anos. Ontem (3), ele saiu. Com o Couto Pereira lotado, o Coritiba bateu o Maringá por 4 a 2, de virada, e conquistou o seu 39º título Paranaense — o clube com mais títulos do estadual. Alef Manga, Igor Paixão, duas vezes, e Gamalho anotaram os gols do título Alviverde. Na ida, o Coxa venceu por 2 a 1.
Nas arquibancadas, o torcedor Alviverde fez sua parte. Após atingir a marca de 34 mil sócios, um verdadeiro “inferno verde” para recepcionar os jogadores assim que entraram em campo. 28.919 pessoas no Couto Pereira. O melhor público da equipe nessa temporada.
Embalado pela torcida, o Coritiba iniciou a decisão na pressão. Com maior posse de bola, o Alviverde procurou achar os espaços e sufocar o Maringá. Aos 5′, Manga viu Egídio livre pelo lado esquerdo. O lateral avançou e fez o cruzamento. Na área, Léo Gamalho subiu para cabecear e exigir uma boa defesa do goleiro Dheimison
A resposta do Maringá foi com um dos destaques nessa campanha: o atacante Saraiva. Pela direita, ele entortou dois, invadiu a área e arriscou um chute forte, que acabou sendo bloqueado pela marcação. Um lance de muito perigo.
Melhor no jogo, o Coxa viu tudo ficar aberto aos 15′. Em erro de Willian Farias na saída de bola, Matheus Bianqui ficou com a bola, avançou, entrou na área e mandou uma bomba para vencer o goleiro Alex Muralha. O resultado levava o jogo para a decisão por pênaltis.
Os comandados de Morínigo tentaram manter o ritmo. Porém, foi o adversário que quase marcou o segundo. Aos 22′, Alemão armou o contra-ataque, ganhou da marcação e arriscou de longe. A bola carimbou o travessão. Aos 31′, o Alviverde criou uma grande chance. No abafa, Egídio recebeu a bola pela esquerda, na área. Ele arriscou um chute rasteiro cruzado, que venceu Dheimison. Porém, a zaga conseguiu tirar na linha.
Um Coxa avassalador, que garante o título
Precisando de um gol, o Coritiba teve um início avassalador no segundo tempo. Com um minuto, Igor Paixão cobrou escanteio na área. A bola desviou e sobrou no segundo pau para Alef Manga, que mandou uma bomba para igualar o placar e deixar o Coxa com uma mão no título.
E não parou por aí. No ataque seguinte, Warley fez grande jogada pela direita e fez o cruzamento na área. Igor Paixão apareceu para estufar as redes e virar o placar. Aos 8′, o destaque do Coxa no Estadual aproveitou a bobeira do Maringá, marcou o terceiro e chegou na artilharia com sete gols marcados. Três gols em menos de oito minutos.
Após um primeiro tempo competitivo, o Maringá sentiu os gols, descontou com mais um, mas não foi o suficiente. Aos 39′, Gamalho emendou uma bomba, marcou o seu e garantiu o 39º título do Campeonato Paranaense para o Coritiba.
CORITIBA 4 x 2 MARINGÁ FC
- Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
- Horário: 16h
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- Assistente 1: Ivan Carlos Bohn (PR)
- Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
- Quarto árbitro: Robson Babinski (PR)
Coritiba – Alex Muralha; Warley, Henrique e Luciano Castán e Egídio (Biro); Wilian Farias (Val), Andrey e Thonny Anderson (Robinho); Igor Paixão, Alef Manga (Guillermo) e Léo Gamalho (Clayton).
Técnico: Gustavo Morínigo
Maringá FC – Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Gustavo Vilar e Raphinha; João Denoni, Parrudo (Mirandinha) e Matheus Bianqui; Mirandinha (David), Felipe Saraiva e Alemão (Gui Sales)
Técnico: Jorge Castilho.
- Gols: Matheus Bianqui e Gui Sales (Maringá). Alef Manga, Igor Paixão, duas vezes, e Léo Gamalho (Coritiba).
- Cartões amarelos: Ronald, Marcos Vinícius (MFC)
Banda B