Paraná

Corrida da Polícia Civil do Paraná irá destinar inscrições para apoiar instituição em favor de Pessoas Autistas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tomará a iniciativa de direcionar o montante total das inscrições para a corrida em comemoração ao 170º aniversário da instituição em prol da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda-Autismo). O evento está programado para ocorrer no dia 26 de novembro, na cidade de Curitiba.

O propósito fundamental desta ação solidária é angariar recursos para auxiliar a Onda-Autismo na realização de congressos, capacitações, treinamentos e na disseminação do conhecimento acerca dos direitos das pessoas autistas.

João Mário Goes, coordenador da organização do evento, destaca: “A principal meta da Corrida da PCPR é contribuir para a promoção dos direitos das pessoas autistas, fornecendo educação à sociedade para que possa acolher e integrar esses indivíduos. Você, sua família e seus amigos podem se envolver em uma atividade saudável, como a corrida, ao mesmo tempo que apoiam essa nobre causa.”

As inscrições para a corrida podem ser efetuadas por meio deste link.

A Onda-Autismo é uma entidade de caráter social e sem fins lucrativos, que se destaca por seu compromisso em planejar e executar ações visando o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. A organização é a maior entidade do país dedicada à causa do autismo, atuando em mais de 300 municípios em 20 Estados e no Distrito Federal.

A parceria entre a PCPR e a Onda começou em maio deste ano, quando os servidores foram devidamente capacitados para atender pessoas autistas. Posteriormente, a PCPR recebeu o selo “Instituição Amiga da Pessoa Autista”. A meta é capacitar e treinar os policiais para o atendimento a pessoas autistas e também para os procedimentos em ocorrências envolvendo indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo Aline Milanêz, mãe de um autista, advogada e conselheira municipal da Onda, a parceria com a PCPR contribuirá para uma maior credibilidade e visibilidade da Onda e, consequentemente, para o respeito à comunidade autista e à defesa de seus direitos.

“A ação auxilia na conscientização da sociedade sobre os direitos das pessoas autistas, destacando a necessidade de respeito e dedicação desde a primeira infância, pois a intervenção precoce é fundamental para o progresso e desenvolvimento de suas habilidades, proporcionando-lhes uma vida mais digna”, afirma.

No que diz respeito à corrida, serão disponibilizadas 2 mil vagas para participantes de corrida de rua e caminhada, de ambos os sexos, com idade a partir de 13 anos para a prova de cinco quilômetros e de 16 anos para a de dez quilômetros. O evento celebra o 170º aniversário da instituição, que ocorreu em 28 de setembro.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.