Educandos do Projeto Garoto Cidadão participaram das atividades de encerramento da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada em Araucária. Na sexta-feira (22), diversas intervenções culturais foram preparadas pelo grupo para chamar a atenção da comunidade do Iguatemi: teatro, música e dança.
E a ação realmente despertou a curiosidade dos moradores das redondezas. Os alunos do CMEI e da escola do bairro assistiram às apresentações dos educandos do projeto e ajudaram a encorpar a mobilização para a 4ª Corrida pela Paz “A comunidade corre junto”. A ação contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Departamento de Trânsito e Grupo Tático Motorizado da Guarda Municipal.
O personagem Rocky Balboa, encenado por um dos educadores do programa, inspirou a garotada com exemplo de superação e de força de vontade. Durante as apresentações, os alunos do coral e das oficinas de instrumentos se empenharam e reeditaram arranjos de canções, como a “Minha Alma”, do Rappa. Muitos pais e transeuntes que passavam pela rua se emocionaram com a sensibilidade artística demonstrada e pela interpretação teatral dos jovens.
“Reconhecendo e acreditando na importância desta semana de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, o Projeto Garoto Cidadão de Araucária propõe-se a fazer parte do movimento nacional de repúdio dessa realidade de violência que faz parte dos relatos das famílias e crianças atendidas pelo projeto”, comenta a coordenadora da unidade, Marislene Inocêncio.
Sobre o Garoto Cidadão
O projeto é desenvolvido por uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária e da Fundação CSN. O projeto oferta atividades culturais nas áreas de: música, teatro, dança, recreação e incentivo a leitura; com atendimento no contra turno escolar de jovens de 06 a 13 anos.
SMCS / Foto Carlos Poly