Araucária

Crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento participam de projeto de Educação Alimentar e Nutricional

Com o objetivo de estimular a curiosidade e aumentar o grau de familiaridade com os alimentos considerados saudáveis e, assim, conscientizar sobre a importância de realizar boas escolhas alimentares, crianças e adolescentes que residem na Casa de Acolhimento 01 de Araucária participaram de atividades do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional. As ações, realizadas pela equipe do Núcleo de Logística e Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), incluíram palestra lúdica, jogo e oficinas culinárias. 

A ação desenvolvida com as crianças e adolescentes surgiu a partir da constatação dos cuidadores e responsáveis sobre dificuldades ao tentar ensiná-las a gostar e optar por alimentos nutritivos, como os vegetais. Segundo a SMAS, estudos apontam que os alimentos prediletos das crianças são produtos com alto teor de calorias, como alimentos altamente açucarados ou salgados. Já os considerados mais saudáveis e nutritivos são, geralmente, mais facilmente rejeitados.

Durante a palestra lúdica, as crianças e adolescentes aprenderam sobre os diferentes tipos de alimentos e quais deveriam ser priorizados e consumidos para uma vida mais saudável.  Com uso de alimentos em forma de pelúcia, os participantes puderam separar esses “alimentos” em grupos, dos in natura aos ultraprocessados. A palestra foi ministrada pela estagiária Keila de Souza, sob supervisão da nutricionista Claudia Cassola. Por meio de jogo, as crianças foram incentivadas a montar pratos mais saudáveis. Nas oficinas culinárias, os participantes prepararam três pratos: pão de espinafre, bolo de cenoura e abobrinha e omelete de rúcula. Para os especialistas, o desenvolvimento de habilidades culinárias são promotoras de uma alimentação saudável. Logo, atividades como oficinas culinárias são importantes na educação nutricional das crianças.  

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.