
Crianças e adolescentes do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual (CMAEE) Joelma do Rocio Túlio, em Araucária, poderão contar, em breve, com aulas de Equoterapia, um método terapêutico e educacional que faz uso de cavalos. A aprovação do projeto da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) ocorreu recentemente via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as despesas serão bancadas pelo Fundo da Infância de Araucária (FIA). Profissionais de diversas áreas do CMAEE Joelma acompanharão de perto a atividade.
De acordo com o projeto, a meta é garantir o atendimento para 13 crianças/adolescentes matriculadas(os) no CMAEE Joelma em um período de 12 meses. Entre os benefícios esperados estão melhoras globais, com evoluções significativas no sistema motor, psico-afetivo e social, impactando positivamente em sua qualidade de vida, oferecendo-lhes maior autonomia e inserção na sociedade. O aumento da autoestima (o que facilita a integração social), a superação do medo (de altura, de animais…), o desenvolvimento de afetividade com o animal e o aprendizado de regras (como segurança e disciplina) são outros objetivos do projeto.
O atendimento de Equoterapia será em um centro hípico de Araucária que conta com equipe multidisciplinar (áreas de Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia e Equitação) e que é especializada para este atendimento. O cavalo será selecionado de acordo com a particularidade e diagnóstico de cada praticante.
A Equoterapia tem sido reconhecida como uma prática complementar. Entre os quadros clínicos indicados para Equoterapia estão: paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, lesão medular, esclerose múltipla, distúrbios de comportamento, déficit de atenção e concentração, autismo e síndromes diversas (Down, Willians, Algelmann).
Fonte: Prefeitura de Araucária – 21/09/2018