Com objetivo de assumir o status de maior churrasco do mundo, Curitiba recebe no próximo domingo (15) a primeira edição da Festa Nacional do Assado, o AssaFest. Além da costela assada em fogo de chão -que os organizadores afirmam que dá para comer até de colher e vem acompanhada com maionese, farofa, pão de alho e salada – o evento contará com feira do artesanato, passeio de helicóptero, danças folclóricas, apresentações de stand up, atrações infantis, missa, entre outros, durante todo o dia, das 9h às 22h. Ou seja, é muito mais do que apenas um almoço de domingo, porque haverá um dia inteiro de atividades. Para acompanhar informações sobre o evento, curta a fanpage: https://www.facebook.com/assafest/ ou acesse o site oficial http://assafest.com/.
Em entrevista à Banda B nesta terça-feira (10), o organizador do evento, Chef Rey, disse que o AssaFest surge para suprir uma carência de festas em Curitiba. “Curitiba tem uma vocação muito forte para gastronomia, mas tem apenas muitas feiras. O prato que o brasileiro mais gosta é a carne assada e o Paraná é o estado que mais consome costela fogo de chão, então vamos tomar uma proporção que fará a gente alcançar o recorde de consumo”, explicou.
Segundo o Guinness Book, o recorde mundial pertence à cidade argentina de General Pico, que em 2011 registrou 13,7 toneladas de carne assada. Já, o número de pessoas reunidas em um único churrasco aconteceu na Ciudad de México, com 42 mil pessoas.
Para o evento do domingo, a expectativa é atrair mais de 20 mil pessoas para o Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial. “É uma festa dedicada para a família, com atrações para crianças e idosos. O parque está lindo e sendo devolvido para Curitiba. Teremos excelentes assadores da capital, com cerca de 35 pessoas e dois chefs”, disse.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde, devido a situação da gripe H1N1, é que para aqueles que participarem do evento, levem o próprio talher.
Chef Rey
O chef Rey, organizador do evento, entrou para o mundo da gastronomia após morar em Londres no ano 2000. Com a diversidade, acabou trabalhando como assistente na cidade europeia. Ao retornar, se formou chef de cozinha em 2012, já em Curitiba. Ele afirma que costela é sua carne preferida, o que motivou o evento. “Acredito que é a carne mais gostosa que existe. Claro que a picanha é deliciosa, mas sou costeleiro”, concluiu.
Serviço:
Data: 15 de maio de 2016
Horário: das 9h às 22h
Local: Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, 1.000), no bairro Cidade Industrial – Curitiba.
Preço da costela: 1° lote: R$ 45 o kg de costela para comer no local (incluso ingresso para as atividades do evento) e R$ 35 o kg de costela para levar para casa. Os pratos levam o acompanhamento de salada, pão de alho, farofa e maionese. Há pacotes promocionais para casal e mais pessoas.
Pontos de venda e informações sobre preço no site Alô Ingressos, pelo site www.aloingressos.com.br.
BandaB