Redação

Curitiba “verde” é destaque em exposição nos Estados Unidos

“Por que Curitiba é reconhecida como uma das cidades mais verdes do mundo?” A pergunta, impressa em um painel com fotos da Fazenda Urbana do Cajuru, das 100 hortas comunitárias da cidade e do Jardim Botânico, convida visitantes de exposição aberta este mês, nos Estados Unidos, a conhecerem iniciativas curitibanas planejadas com respeito ao meio ambiente, economicamente viáveis e socialmente justas. A mostra Cidades Irmãs: Locais de Horticultura, Eventos e Desenvolvimentos é promovida pela cidade-irmã Columbus, capital do estado norte-americano de Ohio, e vai até 31 de outubro no Conservatório do Parque Franklin.

Além de Curitiba, outras nove cidades-irmãs de Columbus são homenageadas por ações sustentáveis: Accra (Gana), Ahmedabad (Índia), Dresden (Alemanha), Genoa (Itália), Hefei (China), Herzliya (Israel), Odense (Dinamarca), Sevilha (Espanha) e Tainan (Taiwan).

“A agricultura urbana é uma das prioridades da gestão do prefeito Rafael Greca na área de segurança alimentar e as 100 hortas urbanas com apoio do município beneficiam 17,9 mil pessoas, entre produtores, familiares e comunidade, que têm acesso a uma alimentação mais saudável”, salienta Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Já a Fazenda Urbana de Curitiba, inaugurada em 2020, é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. “No local, crianças, jovens e adultos têm a experiência vivencial das principais etapas do ciclo alimentar, desde o plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, conta Gusi.

Cartão-postal

Espaço verde mais visitado de Curitiba, o Jardim Botânico também é destaque na exposição norte-americana sobre ações de sustentabilidade das cidades-irmãs de Columbus. A famosa estufa e o jardim francês são citados como atrações imperdíveis do espaço administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Este mês, o Jardim Botânico também ganhou um charmoso café do Senac/PR na Galeria das Quatro Estações.

A participação de Curitiba na mostra “Cidades Irmãs: Locais de Horticultura, Eventos e Desenvolvimentos” teve apoio da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura.

SCMS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.