Eleições

Datafolha no 2° turno: Lula tem 49% das intenções de voto; Bolsonaro, 44%

Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, nas intenções de voto da mais recente pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira, 7. O petista tem 49% ante 44% do chefe do Executivo. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A soma de votos brancos e nulos é de 6%; os indecisos são 2% da amostra. Nos votos válidos, Lula tem 53% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 47%.

Apenas 7% dos entrevistados dizem não saber em quem irão votar para presidente. 93% já definiram o seu voto no dia 30 de outubro. 95% dos eleitores de Lula estão certos da decisão. 94% dos apoiadores do presidente afirmam o mesmo.

Mesmo com o apoio formal de Simone Tebet a Lula no segundo turno, mais da metade de quem votou na emedebista (52%) dizem que não irão votar no petista de jeito nenhum. 22% afirmam ter certeza em votar no ex-presidente e 24% afirmam que talvez votem em Lula.

Entre quem votou em Ciro Gomes (PDT), 32% dizem que vão votar em Bolsonaro ante 25% para Lula.

Avaliação do governo

A avaliação do governo teve mudanças após a primeira semana do primeiro turno. 40% dos brasileiros dizem que o governo Bolsonaro é ruim ou péssimo – variação de quatro pontos porcentuais para baixo em comparação ao levantamento anterior, do dia 1º de outubro.

A aprovação da gestão aparece seis pontos porcentuais acima e chega aos 37%. 22% dizem que o chefe do Executivo faz uma gestão regular.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro segue como candidato à Presidência mais rejeitado. 51% dizem que não irão votar nele de jeito nenhum ante 46% de Lula no recorte.

Contratada pela Folha de S.Paulo e pela Globo, a pesquisa divulgada nesta sexta foi realizada entre 5 e 7 de outubro e entrevistou 2.884 eleitores presencialmente em 179 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02012/2022.

Primeiro turno

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total. Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas.

“A gente não pode dizer que houve erro. A pesquisa não prevê acertar resultados, não é prognóstico”, disse diretora do instituto Datafolha, Luciana Chong, em entrevista à GloboNews.

Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa. Na quinta-feira, 6, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa de intenção de voto.

Nosso Dia

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.