Do Portal BandaB
Menos de três dias após uma imagem de cachorros vestindo roupinhas para o frio emocionar internautas, defensores dos animais de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, entraram em contato com a Banda B nesta segunda-feira (13) para relatar uma situação oposta. Isso porque após produzirem “caminhas” para os ilustres moradores do Terminal do Alto Maracanã, um fiscal da prefeitura retirou o material, o que causou estranheza e indignação para o grupo.
Em entrevista à Banda B, a defensora Adriani Cristina Elói relatou o projeto da “caminha” foi idealizado devido às baixas temperaturas e serviria como proteção para os animais. “Até hoje de manhã as caminhas ainda estavam lá, mas por volta das nove horas um fiscal retirou o material. Ele me relatou que por se tratar de via pública, não poderia manter o espaço ocupado”, disse.
Atualmente de seis a oito cães moram no local, mas Adriani conta que o grupo Cão Comunitário Terminal Maracanã tenta de toda forma amenizar as dificuldades dos animais. “Tentamos amenizar o sofrimento deles com ração e castrações, mas muitas vezes eles acabam sofrendo de outras maneiras. Por exemplo, é muito comum que colem chicletes neles”, comentou.
Após a situação, a Prefeitura de Colombo e os defensores já tiveram uma conversa inicial para se chegar até um acordo, mas até o momento nada foi feito. A reportagem também entrou em contato com a administração municipal, que informou que se sensibiliza em relação à iniciativa dos defensores de animais, porém que atendendo as solicitações dos passageiros do terminal, as caminhas foram retiradas, “pois os cidadãos entendem que os animais oferecem perigo, principalmente, para as crianças e idosos”.
Emoção
Na sexta-feira, uma imagem diferente chamou a atenção dos usuários de um terminal de Curitiba: três cães de rua foram flagrados no local usando roupinhas para o frio. A página da Prefeitura no Facebook publicou a história com o depoimento da internauta Sheila Schirmer, que aproveitou para registrar a cena.
”Hoje, inicio meu dia com a imagem mais linda de todas. Esperando ônibus para ir trabalhar e me deparo com esses anjinhos, imagino eu que sejam de rua para estarem no terminal, todos com roupinhas por que tá muito frio”, disse Sheila.
Ela não sabe quem foi o responsável pela ação, mas parabenizou o ato daquele que decidiu proteger os animais do frio. “Parabéns a pessoa que teve essa atitude e me deu uma lição de solidariedade com um gesto tão nobre”, concluiu ela.
Na publicação, o perfil da Prefeitura relembrou o projeto Cão Comunitário, criado em 2013, que tem como objetivo cuidar dos cachorros nos terminais de ônibus da capital.