Brasil

Depois da febre da ‘superlua’, vem aí a ‘minilua’ neste mês de abril

As ‘superluas’ levaram muita gente para sacadas e janelas de casa. Esse fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com a época em que o satélite natural faz sua máxima aproximação da Terra, em sua órbita elíptica em torno do planeta. E lá ficava ela – enorme para ensaios fotográficos e símbolo para admiração.

Acontece que agora é hora de revanche. Segundo anunciou o blogueiro, Salvador Nogueira, especialista no assunto, neste mês de abril, teremos uma “minilua”. Segundo ele, “a chegada da lua cheia vai coincidir aproximadamente com o apogeu na virada do 21 para o 22 de abril. O afastamento máximo do satélite dar-se-á às 13h05 do dia 21, quando ele estará a 406.352 km da Terra”.  A distância média Terra-Lua é de cerca de 384 mil km.

Já o momento exato da Lua cheia chega poucas horas depois, às 02h24 do dia 22. Em termos de área no céu, a diferença entre uma superlua e uma minilua é bem significativa, como a figura mostra. Então, vale a pena ficar ligado em mais duas semanas e meia para ver se você percebe a Lua menorzinha no céu.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.