Bem Estar e Saúde

Depressão em idosos: amigas de quatro décadas encontraram saída juntas

Elvira Soares, de 72 anos, e Francisca Moura, de 75 anos, enfrentaram juntas um problema que, muitas vezes, permanece invisível à sociedade: a depressão em idosos. Amigas há 41 anos, elas se deram as mãos para superar tristezas e decepções e seguir acreditando que a vida vale a pena.

As duas contam que já sentiam alguns dos sintomas da depressão na fase adulta. Mas, conforme a idade avançava e questões como solidão, ansiedade e insegurança se tornaram mais presentes, eles se intensificaram.

“Sempre carreguei essa tristeza e angústia comigo, mas aumentou com a aposentadoria e com o fato do meu casamento ter acabado. Passei a me sentir inútil e não tinha vontade de nada. Não queria tomar banho, nem pentear o cabelo”, afirma Elvira, ex-auxiliar de limpeza.

Para ler a matéria completa do Portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.