Paraná

Detran-PR implementa sistema mais seguro para transações de carros 0 km na segunda-feira

Todos os veículos zero km do Brasil serão cadastrados e comercializados por meio do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) 0 km a partir desta segunda-feira (24). O Renave é um conjunto de transações informatizadas, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e está integrado ao Sistema Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que controla o estoque de veículos, desburocratiza e acrescenta segurança para a transferência de veículos em todo o território nacional. 

O Renave 0 km consiste em transações sistêmicas entre montadora e concessionária, e concessionária e comprador final. O projeto pretende contemplar a comercialização de todos os veículos, novos ou usados, de acordo com o cronograma de implantação estabelecido entre os Detrans e a Senatran. 

Com a implantação do Renave 0 km, o serviço de primeiro emplacamento no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) só poderá ser realizado após a confirmação por meio das transações sistêmicas entre a concessionária, o Serpro (Senatran), e o Detran no estado no qual o veículo será emplacado, confirmando a procedência do veículo. Nesta etapa do projeto não estão contempladas vendas diretas e veículos inacabados. 

Para o comprador do veículo, o processo é o mesmo, no entanto, ainda mais seguro, como explica o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. “A implantação do Renave 0 km representa um avanço no sistema desde a saída da montadora até o momento que o veículo é entregue ao proprietário, que acompanha o processo de forma transparente e se sente mais seguro a cada etapa”, afirma.

As transações sistêmicas ocorrem no processo de primeiro emplacamento, verificando se o veículo consta no estoque da loja emissora da nota fiscal. Já a concessionária, deverá ajustar os sistemas informatizados para realizar as transações com o Serpro, conforme orienta o site da instituição. 

As transferências de veículos emplacados (usados) serão contempladas na próxima etapa de implantação do Renave.

Para mais informações sobre o RENAVE e RENAVE 0 km acesse https://www.loja.serpro.gov.br/renave.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.