Para celebrar o “Dia da Consciência Negra”, a Escola Municipal Professora Terezinha Mariano Theobald realizou, na sexta-feira (20), diversas atividades que envolveram os estudantes. Houve espetáculos teatrais, apresentação de capoeira e um importante desfile de modas, com roupas produzidas pelos próprios adolescentes, durante as aulas da disciplina de arte.
Segundo a professora Neide Fior, trabalhar a moda é fator muito importante para os estudantes, porque envolve a questão de autoestima e a identificação com os outros. “Enxergar a moda como uma forma de linguagem é um meio importante de comunicação de ideias individuais e coletivas”.
Por isso, os alunos do 9º ano trabalharam com a cultura Ndebele, uma maneira de reconhecer, aprofundar e valorizar a cultura afro. Como primeira etapa, os adolescentes desenharam projetos de camisetas que tinham a intenção de produzir. “Depois foi a hora de colocar tudo em prática. Roupas que não usavam mais ganharam mais brilho, recortes e fitas. Uma produção com muita criatividade”, destacou a professora.
Depois do desfile, os estudantes assistiram a uma apresentação de capoeira conduzida pelo professor Canarinho. Alguns estudantes, que já participam das aulas de capoeira, também se apresentaram ao público.
SMCS