
Araucária realizou ações educativas de prevenção à HIV/Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis no terminal central, Unidade de Pronto Atendimento e nas unidades básicas de saúde durante essa semana em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids. Testes rápidos de HIV e de sífilis puderam ser feitos, houve orientação e distribuição de preservativos. Nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro foram realizados cerca de 200 exames nesses locais.
“Uma pessoa pode ter o vírus HIV, mas não necessariamente desenvolver a Aids. Hoje, uma pessoa soropositivo pode viver com qualidade de vida. Para isso é necessário tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Com isso a expectativa de vida pode ser ampliada”, comenta a coordenadora do Serviço de Orientação à Aids (SOA), Cleonice Aparecida Oliveira.
Em 2016 foram registrados 29 novos casos de HIV e Aids em Araucária, em 2015 foram 89 e em 2014 foram 65. Atualmente 314 pacientes fazem acompanhamento da doença no Serviço de Orientação à Aids (SOA). Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que neste ano, até o dia 18 de novembro, já foram diagnosticados 2.462 casos de Aids e HIV (833 de Aids e 1629 de HIV) no estado.
Para fazer o exame de HIV
Quem quiser o fazer exame de HIV pode procurar o SOA para fazer o exame. Podem ser feitos ainda testes de sífilis, hepatite B e C. O serviço fica localizado no complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Endereço: Rua Guilherme de Motta Correa, nº 55 – Centro. Telefone: 3901-5190 e 0800 643 4125. Horário de coleta: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta portar um documento com foto e não é necessário jejum.