Paraná

Diferente do ano passado, motoristas recebem IPVA de presente de Natal; governo explica

A chegada do boleto referente ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vem pegando muitos motoristas de surpresa em plena semana de Natal. Ouvintes e internautas entraram em contato com a Banda B nesta terça-feira (22) para questionar o ‘presente’ adiantado, mas o Governo do Estado explicou a cobrança está dentro do normal e o estranhamento está relacionado ao pago em 2015.

De acordo com a inspetora Geral de Arrecadação da Receita Estadual, Suzane Gambetta Dobjenski, no ano passado houve uma alteração no valor da cobrança e a Secretaria da Fazenda optou pela mudança para abril. “Foi uma exceção, já que em todos os anos o IPVA é cobrado no início do ano. O que aconteceu agora foi o adiantamento das correspondências, já para que os contribuintes não sejam pegos desprevenidos”, afirmou em entrevista ao radialista Geovane Barreiro.

Neste final de 2015, o Paraná conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos, sendo que destes, 4,38 milhões são tributados. Os proprietários de veículos emplacados no Paraná começarão a pagar o IPVA relativo ao exercício de 2016 a partir de 21 de janeiro. Quem optar pela parcela única, terá desconto de 3%. Já quem preferir, pode efetuar o pagamento em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando os vencimentos de acordo com o final da placa.

A estimativa é de que o lançamento do IPVA 2016 no Paraná chegue a R$ 3,05 bilhões. O cálculo do imposto foi feito pelo valor de venda do veículo, tendo como base levantamento realizado pela Fipe e como referência os preços praticados no mercado do Estado em outubro de 2015.

A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há isenção para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e também para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.