Eleições

“Direito de votar custou vidas no Brasil. Vote”, lembra Barroso, ex-ministro do TSE

Folhapress

Luís Roberto Barroso, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), lembrou que o direito do voto “custou vidas no Brasil” e incentivou o voto consciente. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal O Globo.

Neste domingo (2), cerca de 150 milhões de brasileiros devem participar das eleições para presidente, governador, senador e deputados estadual e federal. As urnas abrem às 8 horas e os resultados começam a ser divulgados a partir das 17 horas.

“O direito de todas as pessoas votarem é uma conquista recente na história da humanidade”, disse Barroso. “No Brasil, a recuperação do direito de votar para presidente tem pouco mais de 30 anos. Custou vidas, prisões e sofrimento para mais de uma geração.”

Segundo as pesquisas eleitorais para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chance de vitória em primeiro turno contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).

Ameaças

Presidente do TSE entre maio de 2020 e fevereiro de 2022, o ministro Barroso lidou com constantes ataques e ameaças de Bolsonaro contra o processo eleitoral brasileiro. Como mostrou reportagem do UOL publicada em junho, o histórico de votações desde a adoção da urna eletrônica – usada parcialmente em 1996 e 1998, e integralmente a partir de 2000 – mostra que o sistema é confiável.

Neste sábado (1), o atual presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também incentivou que eleitores compareçam nas urnas com “consciência e responsabilidade”.

“Vamos todos votar com Paz, Segurança e Harmonia; Respeito e Liberdade; Consciência e Responsabilidade. Juntos, todas as brasileiras e brasileiros na grande festa da Democracia: as eleições gerais de 2022”, escreveu Moraes nas redes sociais.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.