
Com a nova era digital, cada vez mais processos são facilitados e ferramentas são fornecidas de modo online. Uma das mais recentes novidades está vinculada ao processo de votação: o título de eleitor pode ser acessado pelo aplicativo e-Título (em smartphones e tablets) e pode inclusive, na hora de votar, isentar eleitor de apresentar documento de identificação com foto (caso já tenha realizado o cadastro biométrico – com impressões digitais, foto e assinatura). Essas e outras informações podem ser encontradas no Guia do Eleitor, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, com indicações de links úteis (CLIQUE AQUI).
Como acessar o documento online?
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral. O programa pode ser baixado no sistema Android e IOS na App Store e na Play Store. Para utilizar o app, o usuário deverá preencher os campos “Nome do eleitor”, “Data de nascimento”, “Nome da mãe” e “Nome do pai”. É importante que o eleitor atente-se para o preenchimento dos dados, já que eles precisam estar exatamente iguais aos que estão no Cadastro Eleitoral*.
Dados que constam no documento
Na versão digital do documento constam informações como número do título de eleitor, detalhes do local de votação (com endereço, inclusive), é possível emitir certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais; entre outros serviços, como o cadastro para ser mesário voluntário e justificar ausência nas urnas. Para os eleitores que já registraram seus dados biométricos no Fórum Eleitoral, também aparece a foto pessoal, o que isenta o cidadão de apresentar documento com fotografia para votar. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Uma inscrição eleitoral por dispositivo
Cada dispositivo eletrônico (tablet ou smartphone) aceitará apenas uma inscrição eleitoral, ou seja, cada pessoa precisa baixar o aplicativo em seu celular para acessar seu e-Título. Bom destacar que não é possível acessar o e-Título por computador, apenas por dispositivos móveis.
SMCS Araucária
* Se houver divergência nas informações lançadas no cadastro com as do sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o e-Título não poderá ser acessado. Ao ser acessado pela primeira vez e validado com as informações corretas, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.