Araucária

Em Araucária, seminário discute mortalidade materna, infantil e fetal

Araucária realizou nos dias 1º e 2 de junho, no anfiteatro da Prefeitura, um seminário sobre ações de combate à mortalidade materna, infantil e fetal. O evento foi organizado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica e Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da cidade para profissionais das secretarias que desenvolvem trabalhos que possam influenciar nos índices de mortalidade municipais.

O intuito foi divulgar os números do ano passado, analisando causas de ações bem-sucedidas, assim como verificar situações e fluxos que possam ser melhorados. “Todos os serviços agem de maneira integrada e têm responsabilidade, podem ajudar. Se todos estiverem engajados conseguimos manter esse bom índice que atingimos. Precisamos verificar onde estamos falhando para corrigirmos”, aponta a presidente do Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, Cinara R. B. Sorice.

O índice de mortalidade infantil que era de 12,6 em 2014 foi reduzido para 8,53 no ano de 2015 em Araucária. Apenas duas vezes a cidade havia conseguido reduzir o índice a um dígito apenas, em 2013, quando conseguiu 8,97 e em 2007, quando conseguiu 9,03. Ter um número pequeno reflete a otimização do atendimento no período antes da gestação, pré-natal, parto e puerpério (período após o parto).

Apresentação do Garoto Cidadão
No intervalo do debate sobre os índices obtidos pelo município, educandos do Projeto Garoto Cidadão tocaram diversas músicas com a orquestra do projeto. O projeto atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 8 a 17 anos, proporcionando atividades socioculturais no contra-turno escolar.

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.