No terceiro arrastão em menos de uma semana, bandidos armados assaltaram passageiros do ônibus que liga o Terminal Pinheirinho, em Curitiba, à Quitandinha, na região metropolitana, durante a noite desta segunda-feira (15).
De acordo com uma das vítimas, ela estava com três familiares no ônibus quando dois jovens, aparentando ser adolescentes, teriam sacado a arma contra a cabeça da neta dela antes de recolher aproximadamente vinte celulares. “Foi terrível, minha neta ficou muito assustada. Depois disso eles desembarcaram próximo a linha do trem no Tatuquara”, comentou.
Nos dois casos anteriores, ocorridos quarta e quinta-feira da semana passada, bandidos eram escoltados por um carro. O primeiro aconteceu na linha Circular Sul e, o segundo, na linha Futurama.
A Prefeitura de Curitiba informou que a Guarda Municipal intensificou as rondas na região para coibir os assaltos. Além disso, o serviço de inteligência da Guarda Municipal foi acionado para dar suporte à ação. A indicação sempre é que as pessoas ao perceberem movimentações suspeitas acionem a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou a Polícia Militar através do 190. Os dois número também podem ser usados para repassar a identificação da placa do carro que estaria dando suporte ao grupo. O registro de Boletim de Ocorrência pelas vítimas com a descrição das características dos criminosos também é importante para que a Polícia Civil possa investigar os casos..
O 13º Batalhão da Polícia Militar também já havia recebido informações de supostos arrastões e disponibilizou policiais à paisana (Serviço Velado) nos ônibus e policiamento fardamento com patrulhamento nas proximidades de linhas potenciais e terminais. A empresa de ônibus da área também será contatada. A PM pede às pessoas que no momento deste tipo de ocorrência liguem para o telefone 190.
A PM lembra que nos terminais de ônibus é comum a existência de fiscais que podem ser informados do que esta ocorrendo, os quais podem (como qualquer outro cidadão) acionar tanto a PM quanto a Guarda Municipal, que agora também deve fazer patrulhamentos. Os terminais de ônibus são próprios municipais, de responsabilidade, portanto, da Guarda Municipal, mesmo assim a PM faz patrulhamento nestes locais e nas imediações de estações tubo.
Os ônibus, da mesma forma que os terminais, são de responsabilidade do município, no entanto a PM não deixa de realizar abordagem e monitoramentos neles, isto é, policiais do Serviço Velado fazem levantamentos, na tentativa de identificar suspeitos e prendê-los, o que acontece muitas vezes.
Porém, se estas ações criminosas estiverem ocorrendo nos ônibus e terminais, as pessoas devem verificar junto aos responsáveis se há câmeras de segurança, as quais podem ajudar na identificação de marginais. Se houver, estas imagens devem ser encaminhadas à Polícia Civil, a verdadeira responsável pela investigação de fatos ocorridos. À Polícia Militar cabe o patrulhamento preventivo e ostensivo em vias públicas.
Também é importante lembrar ao cidadão que o boletim de ocorrência é uma ferramenta fundamental no combate à criminalidade e no planejamento de policiamento. Se não há registros de boletins, a região afetada por aquela criminalidade não aparece oficialmente nas estatísticas e, portanto, continua sendo uma área segura. Então, o cidadão tem grande responsabilidade no combate à criminalidade desde a ação menos prejudicial até um homicídio, por exemplo.
BandaB