Sul

Em pleno verão, serra catarinense tem paisagem coberta por gelo; a mínima marcou 4,7°C no local

Folhapress/ALÉXIA SOUSA

Com temperatura abaixo de 5°C, a serra de Santa Catarina amanheceu com campos cobertos por uma fina camada de geada na quarta-feira (27). O fenômeno foi registrado durante a madrugada nos chamados Caminhos da Neve, a 3 km do centro do município de São Joaquim.

A mínima marcou 4,7°C no local, mesmo em pleno verão. Na vizinha Urupema (SC), a temperatura chegou a 5,7°C. As cidades ficam cerca de 200 km de Florianópolis.

Apesar do frio pela manhã, durante o dia os termômetros esquentaram e as temperaturas chegaram a 24°C nesses municípios.

Os dados são do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo os meteorologistas, as geadas são comuns na região da serra catarinense; a neve, porém, nem sempre é esperada próxima ao fim do ano. Isso ocorreu devido à entrada do frio no continente trazido por uma massa de ar frio e seco impulsionada por um ciclone extratropical, conforme alerta do Inmet.

No último dia 22, o órgão informou sobre a passagem do ciclone pelo Sul do país neste Natal, com reflexos no início da próxima semana nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A formação de ciclones extratropicais provocou devastação e mortes no Rio Grande do Sul durante este ano -em setembro, por exemplo, 38 pessoas morreram e mais de 5.000 ficaram desabrigadas ou desalojadas em quase 80 municípios atingidos pela tragédia.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.