AraucáriaEconomia

Empreender em Araucária: Facilidade de crédito, consultorias e desburocratização

A técnica em segurança do trabalho Adriana, de 29 anos, estava com dificuldades de conseguir um emprego na área e buscou a Sala do Empreendedor em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Lá, recebeu consultoria, onde se descobriu o perfil dela para o serviço de limpeza em altura. Um apoio que mudou a vida da jovem. A empresa foi aberta e hoje ela só tem vaga na agenda para o fim de novembro.

O empreendedorismo em Araucária, onde dezenas de ‘Adrianas’ são atendidas semanalmente, foi tema de entrevista no Jornal Metropolitano *. O coordenador da Sala do Empreendedor de Araucária e agente de Desenvolvimento Econômico, Elieser Cordeiro, e o consultor do Sebrae, Vinicius Milani, trabalham diretamente na área e explicaram o motivo da cidade metropolitana se destacar na criação e, acima de tudo, na manutenção de pequenas e médias empresas.

Durante a entrevista, por exemplo, Cordeiro destacou a facilidade de abrir uma empresa e do apoio dado pela Sala do Empreendedor para a continuidade dela. “Em dez minutos, você abre o CNPJ, mas vai além disso. Você recebe toda uma capacitação, participa de reuniões, visando uma melhor gestão e marketing, para conseguir monetizar a atividade. Ou seja, o empreendedor recebe todo o apoio, que vai muito além apenas do alvará”, disse na entrevista.

Já Milani, do Sebrae, ponderou a dificuldade de se abrir uma empresa em outras cidades, na comparação com Araucária. “Esse processo para abrir uma empresa é de 120 dias, já aqui em Araucária de doze horas. Isso atrai novos investimentos. Em Araucária, a Sala do Empreendedor está já no térreo e o morador é recebido no primeiro andar. Um só espaço e o processo caminha naturalmente. Quem anda é o processo e não a pessoa”, destacou.

Créditos

Entre os destaques da Sala do Empreendedor, de acordo com Cordeiro, estão os créditos disponíveis aos empresários, sem a necessidade de deixar, por exemplo, um imóvel como garantia. “Normalmente, quando se fala em crédito, esfolam o empresário. Então, aqui para Araucária, foram trazidas duas ferramentas; temos um fundo municipal de crédito, que vai pagar um crédito de R$ 15 a 20 mil, sem precisar deixar o imóvel de garantia, já que a prefeitura é o garantidor. Além disso, temos os agentes de crédito da Fomento do Paraná, onde os projetos são analisados”, salientou.

Já Milani destacou a importância de um crédito orientado, de não se dar apenas o dinheiro, mas ajudar na manutenção dele. “Cidadania com crédito orientado. Você dá consultoria e curso de gestão financeira. Pegar menos e saber usar, para não se endividar”, salientou o consultor do Sebrae.

Avança Araucária

Um dos pontos que vem se trabalhando também na questão do empreendedorismo é o projeto Avança Araucária, que busca traçar um plano estratégico de avanço para 2040. A data foi estimada com base nas informações e estatísticas de educação – com a formação de profissionais – e a desburocratização das leis e ações previstas através do Comitê Gestor.

“A gente percebe esse diferencial em Araucária. Todas estas ações visam preparam o empresário para melhor gerir a empresa. Há ainda, como parte do Avança Araucária, ações em que o produtor rural também é atendido, na venda de merendas para a prefeitura, por exemplo. Uma venda direta e que fomenta a economia”, destacou Milani, do Sebrae.

Consumir a cidade

Para concluir a entrevista, outro ponto de destaque foi fazer com que o morador de Araucária consuma mais a cidade. “Nós somos uma cidade rica, mas ainda não se consome lá, e é isso que estamos buscando. Muitos acabam indo ainda para Curitiba. O que notamos é que, quando os empresários se associam e trabalham juntos, fazendo campanhas e tudo mais, o negócio anda. A abertura de novas empresas também, como a Max Atacadista, podem gerar novas oportunidades. É desta forma que se deve pensar”, concluiu o coordenador da Sala do Empreendedor, Elieser Cordeiro.

Serviço

A Sala do Empreendedor de Araucária fica naR. Pedro Druszcz, 111 – Centro. Telefone para informações é o 3614-1559.

*Com a apresentação de Elizangela Jubanski e Luiz Henrique de Oliveira, o Jornal Metropolitano vai ao ar aos sábados (23h) e domingos (6h).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.